Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573669
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BIANCHI, S. R.
NÓBREGA, J. A.
NOGUEIRA, A. R. de A.
Additional Information: SILMARA R. BIANCHI, UFSCar, São Carlos,SP; JOAQUIM A. NÓBREGA, UFSCAR, SÃO CARLOS,SP; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Title: Avaliação da interface de colisão e reação (CRI) na remoção de interferentes originados no preparo de amostras de solo por extração sequencial.
Publisher: IN: ENCONTRO NACIONAL DE QUIMICA ANALITICA, 15., CONGRESSO IBEROAMERICANO DE QUIMICA ANALITICA, 3., 2009, Salvador:SBQ:BA:UFBA, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Interface
Colisão e reação
Amostras de solo
Description: A extração sequencial de amostras de solo fornece informações importantes sobre a disponibilidade e mobilidade de elementos traço. A espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS) é uma técnica analítica adequada para a determinação de elementos presentes em baixas concentrações, porém podem ocorrer interferências severas em meios complexos devido à formação de espécies poliatômicas. Visando corrigir ou eliminar esses efeitos algumas estratégias podem ser adotadas, tais como seleção de isótopos alternativos, correção pelo branco analítico, uso de plasma frio e introdução de gases reacionais e/ou colisionais, como H2 ou He, em celas ou na interface. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interface de colisão e reação (CRI) na remoção de interferentes poliatômicos formados a partir do plasma de Ar e dos reagentes utilizados na extração sequencial (BCR) para a determinação de As, Cr e V.
Year: 2009-10-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIARAN2009.00128.pdf28,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace