Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573783
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Out-2009
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOARES, R.
ESCALEIRA, V.
MONTEIRO, M. I. C.
CARNEIRO, M. C.
SANTELLI, R. E.
BERNARDI, A. C. de C.
Informaçães Adicionais: RICARDO SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; VIVIANE ESCALEIRA, CNPS; MARIA INÊS C. MONTEIRO, CETEM; MANUEL C. CARNEIRO, CETEM; RICARDO E. SANTELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Título: Comparação de técnicas analíticas para a determinação de sódio, potássio e fósforo em mostras de solos tropicais.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 15.; CONGRESSO IBEROAMERICANO DE QUÍMICA ANALÍTICA, 3., 2009, Salvador, BA. Anais... Salvador: SBQ: UFBA, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: ICP-OES.
Conteúdo: O fósforo, sódio e potássio são elementos importantes para a avaliação da fertilidade de solos (1, 2). A grande maioria dos laboratórios de análise de fertilidade de solo no Brasil utiliza a fotometria de chama para a determinação de sódio e potássio e a espectrofotometria molecular no UV-VIS para a determinação de fósforo(1). Entretanto, estes elementos também podem ser determinados por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES)(3, 4, 5). Apesar dessa técnica apresentar inúmeras vantagens, há uma carência de estudos que a validem para a determinação de K, P, Na em amostras de solos tropicais(1, 2, 4). O objetivo deste trabalho foi comparar os resultados de fósforo disponível assim como potássio e sódio trocáveis após serem extraídos com solução Mehlich 1 e determinados por espectrofotometria UV-VIS (P) e fotometria de chama (Na e K) com aqueles obtidos pelo ICP OES, utilizando um teste de identidade entre métodos analíticos(6). Foram analisadas quinze amostras de solo, amostradas em diferentes regiões do Brasil, oriundas do programa de análise da qualidade de laboratórios de fertilidade (PAQLF) realizado pela EMBRAPA. Foi utilizado um ICP OES Perkin Elmer modelo OPTIMA 3000, vista radial.
Thesagro: Espectrofotometria
Fotometria
Solo.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIACCB2009.00139.pdf35,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace