Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574354
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DIAS, W. A. F.
ZAFALON, L. F.
MARTINS, K. B.
ESTEVES, S. N.
VERISSIMO, C. J.
Additional Information: WILLIAN ALEXANDRE FERREIRA DIAS, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; KATHERYNE BENINI MARTINS, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA, SÃO CARLOS, SP.; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; CECÍLIA JOSÉ VERISSIMO, IZ, NOVA ODESSA, SP.
Title: A mastite em ovinos de corte afeta os ganhos de peso dos cordeiros?.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA-EMBRAPA SÃO CARLOS, 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2009.
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Documento 90)
Language: pt_BR
Keywords: Mastite
Ovinos
Ganhos de peso
Cordeiros
Description: O Brasil possui um rebanho ovino de aproximadamente quinze milhões de animais que apresenta tendência de crescimento devido à elevação da demanda e consequente valorização da carne, o que torna a ovinocultura de corte uma atividade lucrativa. A preocupação com a mastite aumentou em relação a rebanhos destinados à produção de carne, pelo descarte prematuro das ovelhas com anormalidades de úbere e a redução do ganho de peso diário (GPD) das crias. A forma subclínica da doença pode acarretar menor taxa de crescimento e maior mortalidade dos cordeiros, pela redução da concentração de imunoglobulinas no soro e da produção de leite. Este trabalho teve como objetivo comparar os GPDs de animais oriundos de mães sadias com GPDs de crias de mães doentes em dois rebanhos localizados no Estado de São Paulo.
Data Created: 2009-11-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCILFZ2009.00165.pdf8,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace