Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574356
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SARTARELLI, N. C.
SANTOS, L. M. dos
NOGUEIRA, A. R. de A.
Additional Information: NATÁLIA CECÍLIA SARTARELLI, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA, SÃO CARLOS, SP.; LARISSA MACEDO DOS SANTOS, UFSCar, São Carlos, SP; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Title: Extração sequencial de dois tipos de solos tratados com vinhaça.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA-EMBRAPA SÃO CARLOS, 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2009.
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Documento 90)
Language: pt_BR
Keywords: Extração sequencial
Solos.
Description: O uso de álcool a partir da cana-de-açúcar, em substituição à gasolina, acarreta um aumento na produção de certos resíduos tais como o bagaço, a torta de filtro e principalmente a vinhaça, que é um efluente gerado pelas destilarias ao efetuarem a destilação do mosto fermentado para recuperação do etanol. No início das atividades canavieiras no Brasil, a vinhaça era lançada em rios e canais abertos. Entretanto, isso provocou a mortalidade de peixes e o comprometimento da flora e da fauna. Com a sistematização do controle de poluição, a vinhaça passou a ser lançada no solo, o que acarretou o surgimento de áreas de sacrifício, comprometendo a qualidade da terra e das águas subterrâneas. Em razão do grande volume desse efluente produzido pelas destilarias de álcool (aproximadamente 14 litros de vinhaça para cada litro de álcool), vários processos têm sido propostos, principalmente o uso como fertilizante na agricultura.
Thesagro: Vinhaça.
Data Created: 2009-11-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIARAN2009.00161.pdf9,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace