Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574390
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TIZIOTO, P. C.
SANTIAGO, A. C.
SIQUEIRA, F.
ROSA, A. do N.
SILVA, L. O. C. da
TORRES JUNIOR, R. A. de A.
ALENCAR, M. M. de
Additional Information: POLYANA CRISTIANE TIZIOTO, UFSCAR/SÃO CARLOS; ADELINA CAROLINA SANTIAGO, UFSCAR/SÃO CARLOS; FABIANE SIQUEIRA, UFSCAR/SÃO CARLOS; ANTONIO DO NASCIMENTO ROSA, CNPGC; LUIZ OTAVIO CAMPOS DA SILVA, CNPGC; ROBERTO AUGUSTO DE A TORRES JUNIOR, CNPGC; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Title: Estimativa de coeficiente de endogamia (Fis) de uma amostra de touros representativa das principais linhagens da raça Nelore
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA-EMBRAPA SÃO CARLOS, 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2009. Editado por Luiz Francisco Zafalon, Simone Cristina Méo Niciura.
Pages: p. 35
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Documento 90)
Language: pt_BR
Keywords: Coeficiente
Nelore.
Description: A raça Nelore é de origem indiana e, em seu país de origem, é utilizada para produção de leite. No final do século XIV, esses animais foram importados da Índia e adaptaram-se muito bem em nosso país, devido às semelhanças das condições ambientais do Brasil com as da Índia. No Brasil, essa raça foi incluída em programas de melhoramento genético, sendo utilizada para a produção de carne. O rebanho de zebuínos corresponde a cerca de 80% do rebanho nacional, sendo a raça Nelore a que predomina. Essa predominância pode ser explicada pelos altos índices de desempenho reprodutivo e produtivo apresentados pelo Nelore. Os coeficientes de fixação, inclusive o Fis, são parâmetros importantes em genética quantitativa e de populações, pois podem ser úteis para informar sobre homozigosidade, deriva, endogamia e variação quantitativa. O Fis estima o coeficiente de endogamia intrapopulacional. O objetivo deste trabalho foi estimar o coeficiente de endogamia Fis de uma amostra de touros representativos das principais linhagens da raça Nelore. Foram utilizados 30 touros, escolhidos para representar a variabilidade da raça. O DNA dos touros foi obtido a partir de sêmen congelado, proveniente de centrais de inseminação artificial. Os 30 touros foram caracterizados geneticamente, utilizando-se 8 locos microssatélites (BM4020, BMS948, TGLA13, BM803, BM4440, BMS2626, BMS1223 e BM2113), localizados nos cromossomos 1 e 2. A estimativa do coeficiente de endogamia (Fis) foi feita por meio da versão 2.9.3 do software Fstat (Goudet, 1995). Foi utilizado o software Genepop disponível na web (http://genepop.curtin.edu.au/) para testar déficit de heterozigotos para esses marcadores nessa amostragem. O valor de Fis total para todos os marcadores teve o valor estimado de 0.022, não sendo significativo. Para o teste aplicado para verificar déficit de heterozigotos, somente os marcadores BM4440 e BMS2626 apresentaram valores significativos (p<0.0209 e p<0.0105, respectivamente), sugerindo a presença de alelos nulos para esses locos. Podemos concluir, com base nessa amostragem representativa das principais linhagens da raça Nelore comercializadas no Brasil, que não há predominância de endogamia entre linhagens dentro da raça Nelore.
Thesagro: Raça
Endogamia.
Data Created: 2009-11-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMMA2009.00186.pdf9,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace