Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574816
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MACEDO, A. N.
BRONDI, S. H. G.
NOGUEIRA, A. R. de A.
Additional Information: ADRIANA N. MACEDO, UFSCar; SILVIA HELENA G. BRONDI, FAPESP; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Title: Aplicação do método QuEChERS na determinação de resíduos de agrotóxicos utilizados na cultura da cana-de-açúcar em água e sedimento.
Publisher: In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCar, 8., 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Análise de resíduos
Cana-de-açúcar
QuEChERS
Description: Os agrotóxicos são de grande importância na agricultura, atuando no combate a pragas animais e vegetais, as quais podem comprometer a produtividade agrícola. Entretanto, são compostos tóxicos, passíveis de provocar contaminações ao ambiente. Uma cultura agrícola de extenso cultivo na região do município de São Carlos é a cana-de-açúcar, a qual emprega grandes quantidades de agrotóxicos, entre os quais destacam-se o herbicida atrazina e os inseticidas fipronil e a e (3-endossulfan. Assim, é de reconhecida importância o monitoramento de resíduos desses compostos em estudos ambientais e no controle da qualidade das águas. O ambiente aquático é um dos mais afetados por resíduos de agrotóxicos aplicados em culturas agrícolas, os quais podem ser encontrados na coluna de água ou no sedimento. Desse modo, a presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver, otimizar e validar uma metodologia analítica para analisar resíduos dos agrotóxicos atrazina" fipronil e endossulfan (a e (3), em amostras de água e sedimento, aplicando o método de extração QuEChERS e a cromatografia gasosa com detecção por espectrometria de massas (GC/MS). No procedimento de extração, 10 g de amostra (água ou sedimento) foram transferidos para um tubo Falcon de volume 50 mL, adicionando-se 10 mL de acetonitrila (MeCN), 4 g de MgSO4 e 1 g de NaCI, agitando-se manualmente e centrifugando a 3000 rpm por 1 mino Uma alíquota de 5 mL da fase superior (MeCN) foi eluída em coluna de extração em fase sólida (SPE), contendo 330 mg de C18, 330 mg de PSA e 700 mg de MgS04, f>ré-condicionados com 3 mL de MeCN. O extrato eluído da coluna de SPE foi coletado em tubo Falcon de volume 15 mL e uma alíquota de I mL foi transferida para um frasco do amostrador automático e analisada por GC/MS. As condições cromatográficas de análise foram: temperaturas do injetor, interface e fonte de íons de 250 °C e programação de temperatura do fomo de 120 °C (3 min) -18 °C/min -220 °C -20 °C/min -270 °C (5 min). Na validação do método, os valores de exatidão e precisão obtidos para os agrotóxicos estudados foram aceitáveis, com limites de detecção inferiores a 3 Jig L -I para as amostras de água e 7 Jig kg-1 para as amostras de sedimento, e coeficientes de correlação superiores a 0,99 e 0,98 para água e sedimento, respectivamente. Assim, a metodologia QuEChERS-GC/MS mostrou-se apropriada para a análise de resíduos dos agrotóxicos atrazina, fipronil e endossulfan em amostras de água e sedimento, apresentando como vantagens a rapidez, facilidade e pequeno consumo de solventes orgânicos, quando comparada a outros métodos de análise, como a extração líquido-líquido.
Data Created: 2009-11-16
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIARAN2009.00195.pdf183,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace