Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576109
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Nov-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BEZERRA, L. T.
CÂNDIDO, M. J. D.
BOMFIM, M. A. D.
SEVERINO, L. S.
ANDRADE, R. R. de
BERNARDES, D. F. V.
FERNANDES, J. P. B.
SOMBRA, W. A.
GOMES, F. H. T.
Informaçães Adicionais: Liandro Torres Beserra, Pós-graduando Universidade Federal do Ceará - UFC; Magno José Duarte Cândido; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; LIV SOARES SEVERINO, CNPA; Ricardo Rodrigues de Andrade, Graduando Universidade Federal do Ceará (UFC); Diego Fernandes Vieira Bernardes, Graduando Universidade Federal do Ceará - UFC; Joana Paula Belem Fernandes, Graduanda Universidade Federal do Ceará - UFC; Weberte Alan Sombra, Graduando Universidade Federal do Ceará - UFC; Fernando Henrique Teixeira Gomes, Pós-graduando Universidade Federal do Ceará - UFC.
Título: Comportamento de ovinos alimentados com dietas contendo diferentes níveis de substituição do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 3 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o comportamnento de ovinos mestiços de Morada Nova, machos, inteiros, com peso vivo médio de 20,3 kg e idade média de 7 meses, alimentados com dietas contendo quatro níveis de substituição (0; 33; 67 e 100) do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona, num delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições (ovinos). Além do volumoso (feno de capim-tifton 85 e a casca de mamona), foi fornecida ração concentrada à base de farelo de soja e milho, que equivalia a 50% da dieta ofertada. O confinamento durou 70 dias, sendo 14 de adaptação e 56 dias de coleta. Estimou-se a porcentagem do tempo total ingerindo ração, ruminando, em ?outras atividades?, em ócio, número de ingestões de suplemento mineral, de micções, de defecações e de ingestão de água, dividindo-se o dia em oito períodos. Não foram obtidas diferenças significativas para todas as variáveis analisadas, fato esse influenciado pelas rações que foram balanceadas para serem isoprotéicas e isoenergéticas. Todavia, esses resultados devem ser associados a informações bioeconômicas para a recomendação do melhor nível de substituição do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona para ovinos em confinamento.
Thesagro: Ovino
Nutrição animal
Hábito alimentar
Alimento para animal
Alimento alternativo
Ingestão
Ruminação
Suplemento alimentar
Mamona
Casca
Ração
Água
Micção
Defecação
NAL Thesaurus: Sheep
Feed intake
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACComportamentodeovinosalimentadoscomdietascontendodiferentesniveisdesubstituicaodofenodecapimtifton85.pdf128,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace