Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576293
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NEVES, M. R. M. das
ZAROS, L. G.
NAVARRO, A. M. do C.
BENVENUTI, C. L.
CHAVES, S. C.
SOUSA, M. M. de
CAVALCANTE, A. C. R.
VIEIRA, L. da S.
Additional Information: Maria Rosalba Moreira das Neves, Pós-graduanda da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Lilian Giotto Zaros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal; Andrine Maria do Carmo Navarro, Pós-graduanda da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Camila Loures Benvenuti, Pós-graduanda da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Sueline Cavalcante Chaves, Graduanda da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Maximiana Mesquita de Sousa, Graduanda da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; ANTONIO CEZAR ROCHA CAVALCANTE, CNPC; LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC.
Title: Método Famacha utilizado no controle de Haemonchus sp. em caprinos ½ sangue anglonubiano no nordeste brasileiro.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 3 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Nematódeo gastrintestinal
OPG
Método Famacha
Controle
Haemonchus sp
Animal disease.
Description: O objetivo do presente estudo foi avaliar o método Famacha utilizado no controle de Haemonchus sp. em caprinos ½ sangue anglonubiano. Foram utilizadas 98 cabras que, além da pastagem de capim Tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia), receberam 400 g/animal/dia de suplementação protéica e energética, água e sal ad libitum. Quinzenalmente, totalizando 12 meses, foi coletado sangue para determinar o volume globular (VG) e fezes para a contagem de ovos por grama de fezes (OPG) e coproculturas para a identificação das larvas. Durante as coletas os animais foram submetidos à avaliação de escore da condição corporal e ao método Famacha. A contagem de OPG dos animais que apresentaram grau Famacha 1 foi menor do que a dos animais que apresentaram graus Famacha 2 e 3, tendo em vista que os animais com menor carga parasitária não apresentaram um quadro anêmico. Entretanto, a contagem de OPG dos animais que apresentaram graus Famacha 2 e 3 foram iguais, provavelmente devido à alta variação do parâmetro comparatório utilizado (OPG). Nas culturas fecais os gêneros encontrados foram: Haemonchus sp. (60,3%), Trichostrongylus sp. (25,5%) e Oesophagostumun sp. (14,2%). A aplicação do controle seletivo do Haemonchus sp. através do método Famacha foi eficaz quanto à redução da freqüência de tratamentos, comparado ao exame laboratorial de OPG, consequentemente redução dos compostos químicos na carne, fornecendo ao mercado um produto de qualidade.
Thesagro: Caprino
Doença Animal.
NAL Thesaurus: Goats.
Data Created: 2009-11-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACMetodoFamachautilizadonocontroledeHaemonchusspemcaprinos.pdf111,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace