Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577380
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2004
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GAIA, J. M. D.
MOTA, M. G. da C.
COSTA, M. R.
MARTINS, C. da S.
POLTRONIERI, M. C.
Additional Information: JOSÉ MARIA DEMETRIO GAIA, UFRA; MILTON GUILHERME DA COSTA MOTA, UFRA; MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; CARLOS DA SILVA MARTINS, CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU.
Title: Análise comparativa de fenogramas gerados por dois coeficientes de similaridade observados em isoenzimas de pimenta-do-reino (Piper nigrum L.)
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, Belém, n. 42, p. 9-23, jul./dez. 2004.
Language: pt_BR
Keywords: Pimenta de reino
Diversidade genética
Melhoramento genético.
Description: A pimenta-do-reino (P. nigrum L.) é uma espécie cultivada originária da Índia, que possui reduzida base genética e cujos clones cultivados são muito homogêneos. Eletroforese de oito sistemas enzimáticos em gel de poliacrilamida geraram bandas que foram utilizadas para analisar a similaridade genética de 78 clones desta espécie através do coeficiente "simple matching" e do coeficiente de Jaccard pelo método de agrupamento U.P.G.M.A. A faixa de similaridade calculada pelo coeficiente de Jaccard foi mais ampla (12% a 100%) do que a calculada pelo coeficiente de semelhança simples (65% a 100%), apresentando clones com similaridade superior a 75%, ao passo que, pelo coeficiente "simple matching", 68 clones tiveram similaridade superior a 87%. Os clones de P. nigrum L. que mais se destacaram em dissimilaridade, por ambos os coeficientes, foram C60 (Kotavally), C22 (S-1), e C23(G-1), além dos acessos de espécies selvagens. Os acessos originários da Indonésia, Malásia e Tailândia não se separaram nitidamente dos acessos indianos e de seus derivados. Clones com identidade fenética e semelhança na denominação foram observados. Dentre os clones mais cultivados, os que apresentaram maior similaridade em relação ao conjunto foram os de denominação Bragantina e os menos similares foram os de denominação Cingapura. A distribuição dos clones nos grupos foi muito semelhante em ambos os fenogramas.
Thesagro: Germoplasma
Isoenzima
Polimorfismo.
Piper Nigrum
Data Created: 2009-12-04
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
revistadecienciasagrarias42923.pdf253,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace