Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/580020
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Jan-2010
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TASSIM, T. A.
SANTOS, P. M.
CRUZ, P. G.
CAPUTTI, G.
Informaçães Adicionais: THIAGO A. TASSIM, BOLSISTA CNPq; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; PEDRO G. CRUZ, BOLSISTA CNPq, DOUTORANDO ESALQ/USP.; GREGORY CAPUTTI, BOLSISTA CNPq.
Título: Tolerância ao déficit hídrico em acessos de Brachiaria brizantha: taxa de alongamento foliar.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCar, 8., 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: DÉFICIT HÍDRICO
ALONGAMENTO FOLIAR
Conteúdo: Em virtude das dimensões continentais do Brasil, o país apresenta áreas com precipitação pluvial média variando de mais de 3.000 mm/ano (região Norte) a menos de 500 mm/ano (região Nordeste). Em algumas áreas, não são registrados períodos de estiagem (região Sul), enquanto em outras este período pode ser superior a nove meses por ano (região Nordeste). Essas condições são, em parte, responsáveis pelos baixos níveis de produtividade de sistemas de produção animal exclusivamente a pasto. O gênero Brachiaria têm sido um dos mais utilizados na formação de pastagens no Brasil. O conhecimento da resposta de cultivares e acessos de Brachiaria brizantha ao estresse por déficit hídrico, auxiliarão no desenvolvimento de gramíneas forrageiras mais eficientes no uso da água, proporcionando menor estacionalidade de produção e redução da necessidade de água por unidade de carne produzida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do déficit hídrico sobre a taxa de alongamento foliar de três acessos de Brachiaria brizantha.
Thesagro: BRACHIARIA BRIZANTHA
TAXA
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIPMS2009.00303.pdf28,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace