Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/630908
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERRARI, D. L.
SILVA, J. dos S. V. da
SILVA, A. M. da
Additional Information: DIEGO LUIS FERRARI, FEAGRI/UNICAMP; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; ARIADINY MONTEIRO DA SILVA, Estagiária CNPTIA.
Title: Confecção dos mosaicos das cartas de vegetação do Pantanal na escala 1:250.000 em diferentes recortes.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 2., 2009, Corumbá, MS. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: INPE, 2009.
Pages: p. 815-824.
Language: pt_BR
Notes: GeoPantanal 2009.
Keywords: Gestão ambiental
Projeto GeoMS
Cartas de vegetação do Pantanal
GeoMS Project
Vegetable covering.
Description: O conhecimento do Pantanal é fundamental para a formulação de políticas públicas que objetivam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. Visando isso, fez-se para 2002 o mapeamento da cobertura vegetal do bioma Pantanal na escala 1:250.000, por meio do programa PROBIO. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração dos mosaicos das cartas de vegetação do Pantanal, escala 1:250.000, segundo quatro delimitações: a) Bioma Pantanal (IBGE, 2004), b) planície Pantanal (Silva e Abdon, 1998), c) Bioma Pantanal em MS e d) planície alagável em MS. As cartas de vegetação originais foram exportadas em formato ASCII e importadas para Planos de Informações (PI?s) contidos em um banco de dados gerado pelo software Spring 4.3. Neste banco foram criadas as classes temáticas referentes à classificação da vegetação e, então, geraram-se os mosaicos segundo os limites definidos por IBGE (2004) e Silva e Abdon (1998) unindo-se todas as cartas de vegetação em um único Plano de Informação, eliminando-se linhas duplas e articulando-se as classes adjacentes. Os recortes estaduais foram gerados por meio da duplicação dos PI?s referentes aos dois mosaicos iniciais e posterior eliminação das linhas acima do rio que divide os estados do MS e MT. Ao final foram gerados quatro mapas contínuos da vegetação do Pantanal, que podem ser utilizados como importantes referências para planejamento e gestão ambiental do Pantanal e como apoio ao mapeamento do Estado de Mato Grosso do Sul, ora em execução no âmbito do projeto GeoMS.
Thesagro: Biodiversidade
Cobertura Vegetal.
NAL Thesaurus: Environmental management
Biodiversity.
Data Created: 2010-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p123.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace