Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/631205
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, I. G. de B.
SANTOS, M. F. dos
PEREIRA, L. M.
SITTOLIN, I. M.
LIMA, P. S. da C.
Additional Information: Isis Gomes de Brito Souza, UFPI; Michelli Ferreira dos Santos, UFPI; Lorena Miranda Pereira, UFPI; Ilza Maria Sittolin, Embrapa Meio-Norte; Paulo Sarmanho da Costa Lima, Embrapa Meio-Norte.
Title: Uso de marcadores RAPD e ISSR na análise da variabilidade genética de genótipos de babaçu (Orbignya phalerata Mart).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Pages: 3 p.
Series/Report no.: (Incaper. Documentos, 11).
Language: pt_BR
Description: O babaçu é um dos principais produtos extrativistas do Brasil. O desmatamento e a expansão da fronteira agrícola contribuem para a erosão genética do babaçu implicando na perda de genes que podem ser importantes em futuros programas de melhoramento. Portanto, é de fundamental importância a realização de estudos envolvendo coleta, conservação e caracterização para a preservação da variabilidade genética existente nessa região. Assim, a variabilidade genética entre cinco genótipos de babaçu, de diferentes procedências pertencentes ao BAG da Embrapa Meio-Norte, foi analisada por meio de marcadores RAPD e ISSR. Um total de 21 e 72 loci foram obtidos com os primers de RAPD e ISSR, respectivamente.. As matrizes geradas foram correlacionadas pelo Mantel test e obteve-se o coeficiente r=0,548 o que indicou uma moderada correlação genética. Ambos os marcadores foram eficientes na determinação das relações genéticas entre os genótipos.
Thesagro: Babaçu
Genótipo
Marcador Molecular
Data Created: 2010-01-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cong2110.pdf87,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace