Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657084
Title: Mapa genético de feijão-caupi com marcadores derivados de marcadores gênicos e não codificantes.
Authors: AMORIM, L. L. B.
ONOFRE, A. V. C.
FERREIRA NETO, J. R. C.
SILVA, R. L. O. da
CORREIA, C. N.
SILVA, M. D. da
CARVALHO, R. de
HORRES, R.
MORETZSOHN, M. de C.
SITTOLIN, I. M.
ROCHA, M. de M.
FREIRE FILHO, F. R.
MONTE, S. J. H.
PANDOLFI, V.
ANDRADE, G. P.
PIO-RIBEIRO, G.
KIDO, É. A.
BENKO-ISEPPON, A. M.
Affiliation: Lidiane Lindinalva Barbosa Amorim, UFPE; Alberto Vinicius Casimiro Onofre, UFPE; José Ribamar Costa Ferreira Neto, UFPE; Roberta Lane Oliveira da Silva, UFPE; Carolina Neves Correia, UFPE; Manasses Daniel da Silva, UFPE; Reginaldo de Carvalho, UFRPE; Ralf Horres, GenXpro, Frankfurt Main, Alemanha; Márcio de Carvalho Moretzsohn, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Ilza Maria Sittolin, Embrapa Meio-Norte; Maurisrael de Moura Rocha, Embrapa Meio-Norte; Francisco Rodrigues Freire Filho, Embrapa Meio-Norte; Semíramis Jamil Hadad Monte, UFPI; Valesca Pandolfi, UFPE; Genira Pereira de Andrade, UFRPE; Gilvan Pio-Ribeiro, UFRPE; Éderson Akio Kido, UFPE; Ana Maria Benko-Iseppon, UFPE.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Pages: 4 p.
Description: O presente estudo buscou a construção de um mapa genético de feijão-caupi, incluindo genes de resistência ao vírus do mosaico severo do caupi (CPSMV), bem como sua associação a marcadores moleculares. Para isso, uma população de 94 RILs F6, segregando para reação ao vírus foi genotipada a partir de quatro categorias de marcadores: SSR-EST, ISSR, DAF e CAPS. Adotando o LOD de 2,0 e uma frequência máxima de recombinação de 0,40, foram mapeados 53 locos em 11 grupos de ligação cobrindo uma distância de recombinação total de 716,2 cM. O gene de resistência ao CPSMV foi mapeado no grupo de ligação 1, entre dois marcadores SSR-EST, a 6,1 cM do primeiro e 24,1 do segundo. As etapas seguintes envolvem o mapeamento fino desta região, visando identificar marcadores mais proximamente ligados ao gene de resistência ao CPSMV para uso em programas de seleção assistida por marcadores moleculares, no melhoramento do feijão-caupi.
Thesagro: Feijão de Corda
Marcador Molecular
Vírus
Series/Report no.: (Incaper. Documentos, 11).
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cong2726.pdf116,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace