Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657585
Unidade da Embrapa/Coleção:: Área de Informação da Sede - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 10-Fev-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: ABREU, U. G. P. de
GOMES, E. G.
LOPES, P. S.
TORRES, R. de A.
SANTOS, H. do N.
Informaçães Adicionais: URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; Eliane Gonçalves Gomes, Embrapa-SGE; Paulo Sávio Lopes, Universidade Federal de Viçosa/Bolsista CNPq; Robledo de Almeida Torres, Universidade Federal de Viçosa/Bosista do CNPq; Heleno do Nascimento Santos, Universidade Federal de Viçosa.
Título: Avaliação sistêmica da introdução de tecnologias na pecuária de gado de corte do Pantanal por meio de modelos de análise envoltória de dados (DEA).
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, n.11, p. 2069-2076, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Eficiência
Sistema de produção
Conteúdo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar, por meio de diferentes modelos de Análise Envoltória de Dados (DEA), a eficiência da introdução e adaptação de tecnologias no sistema de produção de cria extensiva do Pantanal. Utilizaram-se dados econômicos registrados durante oito anos (1995 a 2002). Duas metodologias de escolha das variáveis foram utilizadas para a realização da análise DEA: a primeira é uma variante do método multicritério de seleção de variáveis, que combina os objetivos conflitantes de melhor ordenação das unidades de decisão e maior eficiência média, e a segunda inclui técnicas de estatística multivariada. Nos dois modelos resultantes (com seis inputs e um output; e com três inputs e um output, respectivamente), foram analisados os resultados de eficiência em relação às fronteiras DEA clássica e invertida, além do valor do índice composto que agrega ambos os resultados. O melhor modelo, avaliado pela análise de tendência linear, foi o obtido com a variante proposta do método multicritério de seleção de variáveis, cujo índice composto resultou em estimativas significativas dos coeficientes de regressão (0,0455) e de determinação (0,70).
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacaosistemicadaintroducaodetecnologias.pdf50,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace