Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659006
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 26-Fev-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: BRIENZA JUNIOR, S.
PEREIRA, J. F.
YARED, J. A. G.
MOURÃO JUNIOR, M.
GONCALVES, D. de A.
GALEAO, R. R.
Informaçães Adicionais: SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU; JOSE FRANCISCO PEREIRA, CPAF-AP; JORGE ALBERTO GAZEL YARED, CPATU; MOISES CORDEIRO MOURAO DE O JUNIOR, CPATU; DELMAN DE ALMEIDA GONCALVES, CPATU; RUY RANGEL GALEAO, CPATU.
Título: Recuperação de áreas degradadas com base em sistema de produção florestal energético-madeireiro: indicadores de custos, produtividade e renda.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Amazônia: ciência & desenvolvimento, Belém, PA, v. 4, n. 7, p. 197-219, jul./dez. 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Silvicultura
Reflorestamento
Espécies nativas
Amazônia
Energia
Código Florestal
Conteúdo: As áreas alteradas na Amazônia brasileira ocupam expressiva proporção do território. A reincorporação dessas áreas ao processo produtivo, a partir de plantações florestais, pode contribuir significativamente para o aumento da oferta de madeira de elevado valor econômico, e diminuir a pressão sobre as florestas nativas. A minimização de danos ambientais decorrentes de aumento na emissão de gases de efeito estufa; perdas de solo, água e nutrientes, além da biodiversidade que deve ser considerada. Para a pesquisa o desafio colocado é oferecer opções de sistemas agrícolas e florestais passíveis de utilização. E, além disso, é preciso que os sistemas de plantios florestais escolhidos, além de economicamente atrativos, sejam adequados à legislação ambiental em termos de manutenção de Áreas de Reserva Legal (ARL). Com a finalidade de contribuir para o fomento de plantios florestais na Amazônia, este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de produção florestal que combina as espécies castanha-do-pará ( Bertholletia excelsa H.B.K.); andiroba ( Carapa guianensis Aubl.), paricá ( Schizolobium amazonicum Huber) e taxi-branco (Sclerolobium paniculatum Vogel).
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RecuperacaodeAreas.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace