Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659678
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASTRO, G. H. de F.
CARVALHO, W. T. V.
GONCALVES, L. C.
MAURICIO, R. M.
SOUSA, L. F.
GUIMARAES, A. V.
RODRIGUES, J. A. S.
LAGE, H. F.
Additional Information: GUSTAVO HENRIQUE DE FRIAS CASTRO, UFMG; WELLINGTON TADEU VILELA CARVALHO, UFMG; LUCIO CARLOS GONCALVES, UFMG; ROGERIO MARTINS MAURICIO, PUC-MINAS; LUCIANO FERNANDES SOUSA, UFMG; ABELARDO VAREDA GUIMARAES, CPAF-AC; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; HELENA FERREIRA LAGE, UFMG.
Title: Adição de polietilenoglicol e de cinzas de Eucalipto (Eucalyptus sp) sobre a cinética da fermentação ruminal e degradabilidade da matéria orgânica em grãos de sorgo com e sem tanino.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá: SBZ, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Fibra detergente neutro.
Description: Foi comparado o efeito da adição de polietilenoglicol com o das cinzas de eucalipto (Eucalyptus sp.) sobre a cinética de fermentação ruminal e degradabilidade da matéria orgânica dos grãos de três genótipos de sorgo com tanino e de um genótipo de sorgo sem tanino pela técnica in vilro semi-automática de produção de gases. O experimento foi conduzido no Laboratório de Produção de Gases do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. As cinzas foram incorporadas aos grãos moídos, e foram adicionadas aos fiascos, na concentração de 10% em relação ao peso do substrato. No tratamento com polietilenoglicol foram adicionados 100 mg do reagente a 19 de substrato. O delineamento estatístico utilizado foi o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas, e as médias foram comparadas pelo teste t de Student. A adição de polietilenoglicol e das cinzas de Eucalipto proporcionaram aumentos significativos na degradabilidade da matéria orgãnica no tempo de 36 horas pós-incubação para o genótipo A TF 43. A produção acumulativa de gases foi superior para os genótipos com tanino quando adicionados de polietilenoglicol. Houve incremento na produção acumulativa de gases no tempo de 36 horas pós-incubação para o tratamento com cinzas em relação ao tratamento controle. Conclui-se que o polietilenoglicol foi mais eficiente em inibir os efeitos negativos dos taninos na cinética de fermentação ruminal e na degradabilidade da matéria orgânica do que as cinzas de eucalipto.
Thesagro: Amido
Maturidade.
Data Created: 2010-03-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adicaopolietilenoglicol.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace