Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660481
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Mar-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: URCHEI, M. A.
PADOVAN, M. P.
LEONEL, L. A. K.
KOMORI, O. M.
SAGRILO, E.
MOTTA, I. de S.
SOUSA, M. T. de
PASCHOALICK, H. N. dos S.
Informaçães Adicionais: Mário Artemio Urchei, Embrapa Agropecuária Oeste; Milton Parron Padovan, Embrapa Agropecuária Oeste; Liliane Aico Kobayashi Leonel, AGRAER; Olácio Mamoru Komori, APOMS e SDT/MDA; Edvaldo Sagrilo, Embrapa Meio Norte; Ivo de Sá Motta, Embrapa Agropecuária Oeste; Manuel Teixeira de Sousa, Embrapa Tabuleiros Costeiros; Huberto Noroeste dos Santos Paschoalick, Embrapa Transferência de Tecnologia, Escritório de Dourados, MS.
Título: Implantação de pólos agroecológicos para o desenvolvimento territorial da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, Brasil: dificuldades e avanços.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 2, p. 2879-2882, nov. 2009.
Idioma: pt_BR
Notas: Edição dos anais do 6º Congresso Brasileiro de Agroecologia; 2º Congresso Latinoamericano de Agroecologia, Curitiba, nov. 2009.
Palavras-chave: Agroecologia
Pesquisa participativa
Desenvolvimento local
Conteúdo: Em virtude das demandas dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul, através de suas organizações, desenvolveu-se o presente projeto com o objetivo de implantar pólos regionais de pesquisa participativa com um enfoque territorial e uma abordagem agroecológica. Para isso, procurou-se incluir e envolver os agricultores familiares no processo de geração e adaptação compartilhada de tecnologias agropecuárias para o desenvolvimento sustentável da região. As ações foram desenvolvidas na Embrapa Agropecuária Oeste e no Assentamento Lagoa Grande, no município de Dourados; na área da Escola Família Agrícola de Itaquiraí; e no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, durante o período de 2004 a 2008. Apesar das dificuldades enfrentadas, avanços foram conseguidos no sentido da construção compartilhada de alternativas mais sustentáveis e que caminhem em direção à autonomia dos agricultores familiares frente ao modelo agrícola convencional-dominante.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBA20093649.pdf83,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace