Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660663
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Mar-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GUIMARÃES, A. R. C.
SOUZA, V. A. B. de
COSTA, M. do P. S. D.
ARAÚJO, E. S. de
SOUSA, J. P. B.
GOMES, S. O.
SITTOLIN, I.
ARAÚJO, E. C. E.
Informaçães Adicionais: Alane Rosane Castro Guimarães, UFPI; Valdomiro Aurélio Barbosa de Souza, Embrapa Meio-Norte; Maria do Perpetuo Socorro Damasceno Costa, Bolsista DTI/Embrapa Meio-Norte; Elisângela Sousa de Araújo, Bolsista FAPEMA/Embrapa Meio-Norte; João Paulo Brito Sousa, UESPI; Sulimary Oliveira Gomes, UFPI; Ilza Sittolin, EPAMIG/Embrapa Meio-Norte; Eugênio Celso Emérito Araújo, Embrapa Meio-Norte.
Título: Características físicas de frutos e amêndoas de diferentes acessos de babaçu (Orbignya phalerata Mart.).
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Guarapari. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Páginas: 4 p.
Série: (Incaper. Documentos, 011).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Babaçu
Palmeira
Amêndoa de babaçu
Conteúdo: O babaçu é uma palmeira originária do Brasil, com vasta distribuição por mais de 18 milhões de hectares, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Mato Grosso, onde vasta variabilidade pode ser observada em porte, produtividade, caracteres do fruto e amêndoas etc. Seu fruto é constituído de 4 partes: epicarpo, endocarpo, amêndoas e mesocarpo, todas com valor de uso. Neste trabalho foram avaliadas características físicas de frutos e amêndoas de 26 acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Babaçu da Embrapa Meio-Norte, em Teresina-PI. O estudo foi realizado no período de janeiro a abril de 2009 e avaliaram-se nove características do fruto e sete características da amêndoa. Verificou-se que o germoplasma estudado apresenta elevada variabilidade. Frutos mais pesados nem sempre apresentam maior número de amêndoas e essas, em geral, são maiores quando em menor número/fruto.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2231babacu.pdf59,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace