Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661218
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 15-Mar-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: RIBEIRO, J. M.
BASTOS, D. C.
OLIVEIRA, E. A. G. de
SOUZA, J. A. M. de
PINTO, M. dos S. T.
HANSEN, E. E. T.
RIBEIRO, J. M.
Informaçães Adicionais: JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; DEBORA COSTA BASTOS, CPATSA; EDUARDO ALVES GAMOSA DE OLIVEIRA; JACKSON ANTÔNIO MARCONDES DE SOUZA; MÁRCIO DOS SANTOS TEIXEIRA PINTO; EKKEHARD ERNST THEODOR HANSEN; JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA.
Título: Transformação de plantas de tabaco (Nicotiana tabacum L.) com os genes recombinantes 35SHBsAg e 35SHBsAgER do vírus da hepatite B.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Biotemas, v. 23, n. 1, p. 1-11, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Hepatite B
Biorreator
Tabaco
Biotecnologia
Antígeno HBsAg
Sequência de retenção
Retículo endoplasmático
Conteúdo: O antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) recombinante, purificado de plantas transgênicas, mostrou-se bastante eficiente quando utilizado para a indução da produção de anticorpos anti-HBs para a prevenção da hepatite B. Devido ao importante papel demonstrado pelo antígeno HBsAg para a prevenção da hepatite B, a sequência codificadora do antígeno HBsAg, adicionada ou não da sequência carboxi-terminal para retenção da proteína no retículo endoplasmático, foi ligada ao promotor 35S do vírus do mosaico da couve-flor, à sequência líder ? do vírus do mosaico do tabaco, e à sequência terminadora da transcrição. O objetivo deste trabalho foi realizar a clonagem do gene quimérico 35SHBsAgER no vetor de expressão em plantas pGPTV/Kan/Asc. O plasmídio resultante, denominado pG35SHBsAgER, e um plasmídio produzido anteriormente em nosso laboratório, denominado pG35SHBsAg, foram transferidos para Agrobacterium tumefaciens e folhas de tabaco, cultivar SR1, foram utilizadas como explantes para transformação genética. Foram obtidas 21 plantas completas, dez para a construção pG35SHBsAg, e 11 para a construção pG35SHBsAgER. O DNA genômico de todas as plantas foi analisado por PCR e foi observada a presença do transgene em todas as plantas.
Thesagro: Biotecnologia
NAL Thesaurus: Biotechnology
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 0103-1643
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1a11.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace