Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662099
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GOMES, B. E. G.
MIRANDA, V. S.
POLTRONIERI, L. S.
NASCIMENTO, M. M. do
FARIAS, P. R. S.
Additional Information: BENEDITA ELENIZA GEMAQUE GOMES, MESTRANDA UFRA; VICENTE SAVONITTI MIRANDA, UFRA; LUIZ SEBASTIÃO POLTRONIERI, CPATU; MICHELLE MARTINS DO NASCIMENTO, DOUTORANDA UFRA; PAULO ROBERTO SILVA FARIAS, UFRA.
Title: Incidência da mancha foliar (Bipolaris incurvata) em três híbridos de coqueiro (cocos nucifera L.) em condições de campo.
Publisher: Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 51, p. 161-170, jan./jun. 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Fitopatógeno
Incidência.
Description: Mais de 14.000 coqueiros estabelecidos em campo morreram, no período de 2000 a 2002, em decorrência da doença denominada mancha das folhas do coqueiro, causada por Bipolaris incurvata. O controle mais efetivo de doenças de plantas é a utilização de material geneticamente resistente. Este trabalho foi conduzido em plantio da Fazenda da Empresa Sococo, no município do Moju, PA, objetivando avaliar a incidência, em plantios estabelecidos de 1,5 ano, de três híbridos de coqueiro (PB 121, PB 123 e PB 132) que compõem a plantação comercial. O número de lesões em seis folíolos, três de cada lado, na parte central das folhas 1, 3 e 5, sentido basipetal, foi avaliado. Observou-se um número menor de lesões no híbrido PB 121, enquanto os híbridos PB 123 e PB 132 comportaram-se como mais suscetíveis à mancha foliar causada por B. incurvata, em condições de plantio definitivo.
Thesagro: Doença.
Data Created: 2010-03-23
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REVISTA51artigo11.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace