Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663021
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 1-Abr-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: TOLEDO, L. de O.
ANJOS, L. H. C. dos
COUTO, W. H. do
CORREIA, J. R.
PEREIRA, M. G.
CORREIA, M. E. F.
Informaçães Adicionais: LUCIANO DE OLIVEIRA TOLEDO, UFRRJ; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ; WANDERSON HENRIQUE DO COUTO, UFRRJ; JOÃO ROBERTO CORREIA, EMBRAPA CERRADOS; MARCOS GERVÁSIO PEREIRA, UFRRJ; MARIA ELIZABETH FERNANDES CORREIA, CNPAB.
Título: Análise multivariada de atributos pedológicos e fitossociológicos aplicada na caracterização de ambientes de cerrado no norte de Minas Gerais.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Revista Árvore, v. 33, n. 5, p. 955-966, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo do solo.
Conteúdo: O Cerrado é uma das principais regiões de expansão agropecuária do país, entretanto a fragilidade dos seus ecossitemas restringe a capacidade de suporte a muitas das atividades agrícolas e compromete a preservação da sua biodiversidade. O objetivo deste estudo foi definir padrões locais de características edáficas e vegetacionais, em uma sub-bacia em Rio Pardo de Minas (MG), como base para o planejamento local de uso sustentável. Para tal, foram utilizadas ténicas de levantamento fitossociológico e de solos associadas à análise estatística multivariada, dendrograma e análise de componentes principais, de forma a correlacionar distribuição espacialde grupos de espécies e atributos edáficos. Os resultados indicaram a ordenação dos ambientes em dois grupos, em função da natureza dos materiais de origem: arenítico-quartízico e sedimentos argilo-arenosos e argilosos. A seleção de variáveis pela análise multivariada foi capaz de discriminar os ambientes representados no levantamento fitossociológicos e aos atributos edáficos, entre estes a densidade absoluta, a área basal e o índice de diversidade; as frações granulométricas foram determinantes na diferenciação dos ambientes.
Thesagro: Cerrado
Solo florestal.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analisemultivariadadeatributospedologicos.html78,73 kBHTMLVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace