Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/663322
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 6-Abr-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRANCHINI, J. C.
DEBIASI, H.
CARRARA, R.
FRANÇA, C. B.
WINCK, N. N.
CAUMO, A. L.
WRUCK, F. J.
SKORUPA, L. A.
Informaçães Adicionais: JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSo; HENRIQUE DEBIASI, CNPSo; RENATA CARRARA, CNPSo - Estagiária; CRISTIANO BARDUCCI FRANÇA, CNPSo - Estagiário; NEURY NORBERTO WINCK, Fazenda Certeza, Querência, MT; ADÃO LARI CAUMO, Plantagro Assessoria Agronômica, Querência, MT.; FLAVIO JESUS WRUCK, CNPAF; LADISLAU ARAUJO SKORUPA, CNPMA.
Título: Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária sobre a qualidade física do solo visando à sustentabilidade da produção de soja no nordeste matogrossense.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, Brasília, DF, 2009. Resumos e palestras apresentados. Brasília, DF: Embrapa, 2009. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Camadas compactadas de solo tornam a soja mais vulnerável a decréscimos de produtividade sob condições de seca. Visando avaliar o efeito de forrageiras tropicais sobre a qualidade física do solo, determinou-se a resistência do solo à penetração (RP), em um sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) manejado sob plantio direto e conduzido, desde o verão de 2007, como unidade de validação de tecnologia em uma propriedade rural localizada em Querência, região nordeste do Mato Grosso, sobre um Latossolo Vermelho-Amarelo (300 g kg-1 de argila). Em dezembro de 2008, avaliaram-se três das cinco fases que compõem o sistema testado: pastagem de Brachiaria brizantha de 1o ano, pastagem de B. brizantha de 2o ano e soja (onze cultivos sucessivos). Os resultados evidenciaram uma maior RP (0,1-0,4 m) para a área com onze cultivos sucessivos de soja comparativamente às áreas sob pastagem. Os valores de RP na área de soja foram superiores ao considerado limitante ao desenvolvimento dessa cultura (3,5 MPa), o que não se repetiu nas áreas sob pastagem de B. brizantha. A perda de vigor da pastagem, associada ao efeito cumulativo do pisoteio animal, resultaram em maiores valores de RP na camada de 0,1-0,2 m para a pastagem de 2o ano, em relação à de 1o ano. Conclui-se que o uso de forrageiras tropicais em sistemas de ILP melhora a qualidade física do solo, proporcionando, em um ano, a eliminação de camadas compactadas produzidas pelo uso contínuo do solo com soja.
Thesagro: Soja
Física do solo
Sistema de cultivo
NAL Thesaurus: Soybeans
Integrated agricultural systems
Soil physics
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
30650.pdf86,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace