Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/668749
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 12-Abr-2000
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: AZEVEDO, C. P. de
LIMA, R. M. B. de
LIMA, D. de
GARCIA, L. C.
SILVA, S. E. L. da
Informaçães Adicionais: CELSO PAULO DE AZEVEDO, CPAA; ROBERVAL MONTEIRO BEZERRA DE LIMA, CPAA; DIVANIA DE LIMA, CPAA; LUCINDA CARNEIRO GARCIA, CPAA; SEBASTIÃO EUDES LOPES DA SILVA, CPAA.
Título: Formação de mudas de andiroba (Carapa guiannensis Aubl.-Meliaceae): I- Resposta a diferentes níveis de sombreamento.
Edição: 1997
Fonte/Imprenta: Revista da Universidade do Amazonas. Serie: Ciencias Agrarias, Manaus, v. 6, n. 1/2, p. 1-12, jan./dez. 1997.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Qualidade muda
Brasil
Amazonas
Manaus
Shading
Seedling quality.
Conteúdo: Foram obtidos atraves de plantio a pleno sol e uso de estrutura coberta por sombrite (tela SARAN). Em intervalos regulares de quinze dias, em todas as plantas do experimento, procedeu-se as avaliacoes de altura, diametro do coleto e numero de lancamentos, e, no final do experimento, avaliou-se o peso seco da parte aerea, do sistema radicular e total. Foram testados varios modelos de regressao para estimar as variaveis estudadas em funcao do nivel de sombreamento. As variaveis peso seco da parte aerea, do sistema radicular e total variaram de maneira linear com o nivel de sombreamento, enquanto que a altura e o diametro do coleto apresentaram uma resposta quadratica. A altura maxima calculada das plantas foi de 35,19 cm para o nivel de 28,67% de sombreamento, o diametro apresentou um maximo de crescimento para 26,37% de sombreamento, com crescimento maximo esperado de 8,34 mm. Esses resultados indicam que: os padroes de andiroba ao sombreamento permitem considera-la adaptada para regenerar e crescer sob o dossel da floresta; a andiroba e uma especie que apresenta um bom potencial para plantio de enriquecimento, ja que responde favoravelmente ao sombreamento e mudas de andiroba produzidas com 25% e 30% de sombreamento apresentam maior diametro do coleto.
Thesagro: Andiroba
Carapa Guianensis
Sombreamento.
Ano de Publicação: 1997
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p.112.pdf7,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace