Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/668791
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Ocidental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Abr-2000
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: GARCIA, L. C.
LIMA, D. de
AZEVEDO, C. P. de.
Informaçães Adicionais: EMBRAPA-CPAA.
Título: Fenologia reprodutiva do angelim-pedra (Dinizia excelsa Ducke), para obtenção de sementes na Amazônia Ocidental.
Edição: 1996
Fonte/Imprenta: Revista da Universidade do Amazonas. Serie: Ciencias Agrarias, Manaus, v.4/5, n.1/2, p.71-78, jan./dez. 1995/1996.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Hymnolobium petraeum
Angelim-pedra
Reproducao
Fenologia
Semente
Dispersao de semente
Frutificacao
Brasil
Amazonas
Manaus
Reproduction
Phenology
Seed
Fruiting
Conteúdo: Estudos sobre o conhecimento da fenologia reprodutiva de uma determinada especie florestal sao imprescindiveis quando se tem como objetivo a coleta de sementes, visando tanto a quantidade como a qualidade do material coletado. A especie estudada esta localizada em area de floresta primaria, ecossistema de terra firme, pertencente a EMBRAPA/CPAA, situada no km 25 da Rodovia AM-010. o angelim-pedra (Dinizia excelsa Ducke) e uma essencia florestal da familia Mimosaceae, de grande importancia, destacando-se no estrato superior da mata. o acompanhamento fenologico foi feito mensalmente, durante o primeiro ano, em oito matrizes porta-sementes de angelim-pedra, previamente identificadas e selecionadas. A selecao atendeu a criterios morfologicos, como: forma do fuste, conformacao da copa e diametro da altura do peito (DAP). Das arvores selecionadas sete frutificaram no primeiro ano de observacao. A dispersao dos frutos/sementes ocorreu nos meses de junho a agosto. As sementes do angelim-pedra sao dispersadas pelo vento, sendo que as vagens caem a uma distancia media de 20m da arvore matriz.
Ano de Publicação: 1996
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p.7178.pdf4,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace