Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/68793
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Jul-2007
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ROCHA, M. M.
MACHADO, C. de F.
FREIRE FILHO, F. R.
RIBEIRO, V. Q.
CARVALHO, H. W. L.
BELARMINO FILHO, J.
RAPOSO, J. A. A.
ALCÂNTARA, J. P.
RAMOS, S. R. R.
LOPES, A. C. de A.
BARRETO, A. L. H.
Título: Adaptabilidade e estabilidade da produtividade em grãos de genótipos de feijão-caupi de porte semi-ereto na região Nordeste.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 1.; REUNIÃO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 6., 2006, Teresina. Tecnologias para o agronegócio: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2006.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 121).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Vigna unguiculata
Interação genótipo x ambiente
Previsibilidade
Conteúdo: Foram avaliadas a adaptabilidade e a estabilidade da produtividade de grãos de 20 genótipos de feijão-caupi de porte semi-ereto, utilizando o modelo de efeitos aditivos principais e interação multiplicativa. Os ensaios foram realizados em 16 ambientes, locais e anos, da região Meio-Norte do Brasil, Estados do Maranhão (MA), Piauí (PI), Pernambuco (PE), Sergipe (SE), Bahia (BA) e Paraíba (PB), no período de 2002 a 2004. Os efeitos de ambiente e da interação genótipos x ambientes, e os dois primeiros eixos da análise de componentes principais da interação foram significativos (P < 0,01). A análise de componentes principais explicou 55,11% da soma de quadrados da interação genótipos x ambientes. Os genótipos TE-97-411-1F-16, EVX-92-49E e EVX-63-10E reúnem adaptabilidade e estabilidade e podem ser cultivados em todos os ambientes estudados, enquanto que os genótipos TE-BRS Guariba e EVX-91-2E-1 expressam melhor potencial genético em ambientes de alta produtividade. Os ambientes mais favoráveis para a produtividade de grãos foram Bom Jesus 2003, Nossa senhora das Dores 2003, São Raimundo das Mangabeiras 2003 e Teresina 2002.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GM38Rocha2.pdf88,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace