Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/70169
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Ago-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRITTO, F. B.
DINIZ, F. M.
KOBAYASHI, A. K.
LIMA, P. S. C.
ARAÚJO, E. C. E.
BENTZEN, P.
Informaçães Adicionais: Fábio Barros Britto, Embrapa Meio-Norte; Fábio Mendonça Diniz, Embrapa Meio-Norte; Adilson Kenji Kobayashi, Embrapa Meio-Norte; Paulo Sarmanho Costa Lima, Embrapa Meio-Norte; Eugênio Celso Emérito Araújo, Embrapa Meio-Norte; Paul Bentzen, Dalhousie University.
Título: Caracterização da estrutura genética do pinhão manso (Jatropha curcas L.): isolamento de fragmentos de dna enriquecidos com sequências de microssatélites.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 5.; CLÍNICA TECNOLÓGICA EM BIODIESEL, 2., 2008, Lavras. Biodiesel: tecnologia limpa. Anais... Lavras: UFLA, 2008.
Páginas: 8 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Enzimas de Restrição
Sonda
Biodiesel
Planta oleaginosa
Conteúdo: O pinhão manso (Jatropha curcas) é uma planta oleaginosa que vem se destacando por apresentar um alto potencial na produção de biocombustíveis. Por este motivo o interesse em sua exploração comercial vem aumentado consideravelmente. Assim, torna-se imprescindível o desenvolvimento de tecnologias moleculares de monitoramento e seleção de populações naturais e cultivares. Nesse contexto, marcadores moleculares como os microssatélites são amplamente utilizados. No entanto, os genomas de organismos eucariontes são muito amplos e, assim, o isolamento de seqüências de microssatélites específicas, que possam atuar como marcadores, torna-se uma tarefa complexa. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer um protocolo para isolar fragmentos de DNA específicos contendo loci de microssatélites. Este procedimento tem por finalidade aumentar a incidência das seqüências alvo para futura clonagem. Foram testadas diferentes enzimas de restrição e sondas de DNA para o reconhecimento e captura de fragmentos contendo seqüências de microssatélites. Os resultados obtidos mostraram que a enzima RsaI apresentou o melhor padrão de digestão do DNA, enquanto as melhores sondas foram as compostas pelas repetições (AATG)6, (AAAC)6, (AATC)6 e (AAAG)6. Estes procedimentos constituem etapas fundamentais no processo de isolamento de microssatélites e contribuirão para a caracterização da estrutura genética do pinhão manso. Com isto, será possível avaliar quais os estoques mais adequados para seleção de linhagens viáveis para o cultivo, visando ganhos na produtividade.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a5227.pdf150,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace