Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/71025
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 14-Mai-2009
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, L. A. de
CAMPEL, J. E. G.
AZEVEDO, D. M. M. R.
COSTA, A. P. R.
TURCO, S. H. N.
MOURA, J. W. da S.
Informaçães Adicionais: Luiz Augusto de Oliveira, UFPI; José Elival to Guimarães Campel, UFPI; Danielle Maria Machado Ribeiro Azevedo, Embrapa Meio-Norte; Amilton Paulo Raposo Costa, UFPI; Sílvia Helena Nogueira Turco, UNEB; José Wilson da Silva Moura, UFPI.
Título: Estudo de respostas fisiológicas de eqüinos sem raça definida e da raça quarto de milha às condições climáticas de Teresina, Piauí.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Ciência Animal Brasileira, v. 9, n. 4, p. 827-838, out./dez. 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Frequência respiratória
Temperatura retal.
Conteúdo: Estudou-se, com eqüinos Sem Raça Definida e com animais da raça Quarto de Milha, o comportamento de parâmetros fisiológicos com objetivo de avaliar, por meio de testes de tolerância e de dissipação de calor, a adaptabilidade desses animais ao ambiente térmico de Teresina, PI. Coletaram-se as medidas de temperatura retal e as freqüências cardíaca e respiratória em março e outubro, período esse que representa, respectivamente, o período chuvoso e o quente e seco na região. A resposta de cada grupo genético foi avaliada utilizando-se os parâmetros fisiológicos e índices (adaptações dos testes de Ibéria, Benezra e Rainysby). Em cada plantel o delineamento estatístico foi o inteiramente casualisado e as análises feitas com modelo que incluiu efeito de período do ano e/ou horário de mensuração do parâmetro. O ambiente térmico na região, no período seco do ano, dificulta a manutenção de homeotermia nos animais, limitando a realização de atividades físicas com eqüinos. Os parâmetros fisiológicos sofreram influência de elevação da temperatura ambiente. A raça Quarto de Milha mostrou-se adaptada às condições ambientais avaliadas, com pequena alteração na temperatura retal diante do incremento da temperatura ambiente. O ambiente térmico quente do período seco do ano interferiu na homeotermia dos animais Sem Raça Definida.
Thesagro: Aclimatação.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBAv9n4p827.pdf504,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace