Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748932
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: WATANABE, S. S. G.
Additional Information: Sandra Satyko Guimarães Watanabe.
Title: Abordagem de teoria dos jogos evolucionários para modelagem de aplicações de live streaming em redes peer-to-peer.
Publisher: 2010.
Pages: 98 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Keywords: Live streaming
Teoria dos jogos
Redes
Description: A principal contribuição deste trabalho consiste na apresentação de um modelo matemático baseado em teoria dos jogos evolucionários, cujo objetivo é ajudar a compreender as aplicações de live streaming em redes P2P e os fatores que influenciam o seu correto funcionamento. Como contribuição secundária, fornece uma análise estatística do comportamento do download e upload nas aplicações de live streaming, e que tal decaimento segue uma lei de potência. Os resultados evolucionários do modelo indicam que, se a queda do índice de satisfação dos usuários com a taxa de download for suave, e se a redução da satisfação devido ao custo de upload for insignificante, então existe um ambiente propício para que a cooperação entre os nodos cresça. De forma inversa, se a queda do índice de satisfação dos usuários com a taxa de download for abrupta, e a redução da satisfação devido ao custo de upload for significativa, então existe um ambiente propício para proliferação de nodos oportunistas.
Data Created: 2010-05-05
Appears in Collections:Tese/dissertação (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WATANABES.S.G..pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace