Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/83229
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jul-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, D. R. M. dos S.
OLIVEIRA, S. R. de M.
SOUZA, M. I. F.
Informaçães Adicionais: DEISE ROCHA MARTINS DOS S OLIVEIRA, CNPTIA; STANLEY ROBSON DE MEDEIROS OLIVEIRA, CNPTIA; MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA.
Título: Agência de Informação Embrapa: uma ferramenta para gestão do conhecimento em empresas de PD&I.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 8.; SIMPOSIM IBEROAMERICANO EN EDUCACIÓN, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA, 6.; SIMPOSIUM INTERNACIONAL EN COMUNICACIÓN DEL CONOCIMIENTO Y CONFERENCIAS, 4.; SIMPOSIUM IBEROAMERICANO EN GENERACIÓN, COMUNICACIÓN Y GERENCIA DEL CONOCIMIENTO; CONFERENCIA IBERO-AMERICANA EN INGENIERÍA E INNOVACIÓN TECNOLÓGICA, 2009, Orlando. Memorias... Florida: International Institute of Informatics and Systemics, 2009.
Páginas: p. 113-117.
Idioma: pt_BR
Notas: CISCI 2009.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Agência de Informação Embrapa
Ferramenta para suporte à decisão
Informação
Conteúdo: O conhecimento é o maior bem intangível das empresas e deve-se buscar a melhor maneira de geri-lo. Para fortalecer a gestão do conhecimento no âmbito agropecuário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu o projeto Agência de Informação Embrapa, para organizar e tornar acessível o conhecimento gerado pela Empresa desde 1973. Essa ferramenta facilita o acesso à informação, através de um sistema web rápido e seguro. A informação disponível para consulta é validada por uma equipe técnica composta por especialistas em diversos temas do domínio agropecuário. O objetivo desse trabalho é mostrar que a Agência de Informação Embrapa é uma ferramenta adequada a outras Instituições de PD&I. Para alcançá-lo, alguns fatores que motivam e dão continuidade a um sistema de suporte à decisão foram analisados, além de indicadores que identificam o sucesso da gestão do conhecimento nas empresas. O estudo de caso foi realizado na Embrapa Informática Agropecuária, uma das unidades de pesquisa responsáveis pelo projeto. Os resultados deste estudo demonstraram que a Agência contempla requisitos, tanto do ponto de vista da tecnologia da informação, como da gestão do conhecimento, para orientar novas pesquisas e auxiliar a tomada de decisão em Empresas de PD&I.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C984TF.pdf177,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace