Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/85419
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: PEREIRA, F. do A.
Additional Information: SCT.
Title: "Velhas" ferramentas e "novos" arranjos para a universalização do acesso à informação: Prosa Rural e Minibibliotecas.
Publisher: 2009.
Pages: 138 p.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, DF.
Keywords: Difusão científica
Universalização do conhecimento
Inclusão social
Description: No início da década de 2000, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária passou por uma mudança de orientação que a levou a privilegiar, com vistas na difusão científica, uma visão fundamentada em promover a gestão dos resultados de pesquisa de suas Unidades. Analisa-se, nesta dissertação, como se deu tal mudança, tomando-se por base duas ações da Empresa voltadas para a popularização da ciência: o programa de rádio Prosa Rural e o projeto Minibibliotecas, ambas criadas a partir de 2003 sob impacto da tal instituição do Programa Fome Zero. Conforme se defende aqui, ambas as ações em análise são veiculadas em "antigas ferramentas" (ondas de rádio e biblioteca) que depois de receberem, na Embrapa, "novos arranjos", efetivados tanto via estabelecimento de parcerias quanto mediante inovadoras atividades de gestão da informação consistem hoje em instrumentos de divulgação científica voltados para a democratização do acesso à informação, e logo, para a universalização do acesso ao conhecimento e a inclusão social.
Data Created: 2009-07-22
Appears in Collections:Tese/dissertação (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRAF.doA..pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace