Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/855399
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, L. S.
SILVA, I. J.
MARRIEL, I. E.
NEVES, A. O.
MATIAS, C. F. Q.
CRISOSTOMO, C. M.
Additional Information: UFMG; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Title: Análise da população de arqueas metanogenicas no lodo de reator UASB alimentado com dejetos de suínos utilizando a eletroforese em gel com gradiente desnaturante (DGGE).
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE ANIMAIS, 1., 2009, Florianópolis. Anais [das] palestras. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2009. p. 512-516.
Language: pt_BR
Keywords: Residuos animais
Archae.
Description: Foi realizada a caracterização microbiana, por meio de técnicas de biologia molecular, do lodo anaeróbio de um reator UASB de volume 12 m3 alimentado com dejetos de suínos operado em condições mesofílicas com TDH médio de 72 h. Essa caracterização foi realizada no lodo ao longo do compartimento de digestão por meio de sete pontos eqüidistantes entre si em 0,40 cm (P1 mais próximo ao fundo a P7). A caracterização microbiana foi realizada por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) seguida de eletroforese em gel com gradiente desnaturante (DGGE). Posteriormente serão feitos o sequenciamento e análise filogenética com o objetivo de identificar os grupos de microrganismos predominantes nas amostras. Até o momento observou-se a presença de cinco grupos de bandas de Archae em todos os perfis, sendo que o número de bandas totais encontrados nos perfis das amostras decresce à medida que se aumenta o nível na coluna do reator. Também foi constatada uma diversidade relativamente baixa de arqueas nas amostras de lodo, que pode está associada à estabilização do ambiente no reator.
Thesagro: Biologia Molecular.
Data Created: 2010-06-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisepopulacao.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace