Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/855779
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GONÇALVES, J. de S.
NEIVA, J. N. M.
CÂNDIDO, M. J. D.
OLIVEIRA, B. C. M. de
LOBO, R. N. B.
Additional Information: Josemir de Souza Gonçalves, UNESP; José Neuman Miranda Neiva, UFT, Palma, TO; Magno José Duarte Cândido, UFC, Fortaleza, CE; Bruno César Moura de Oliveira, Graduando UFC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC.
Title: Composição bromatológica e características fermentativas de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) cv Roxo contendo níveis crescentes do subproduto da semente do urucum (Bixa orellla L.)
Publisher: Revista Ciência Agronômica, v. 37, n. 2, p. 228-234, 2006.
Language: pt_BR
Keywords: Fibra em detergente neutro
Alimentação animal
Urucu.
Description: O experimento foi desenvolvido objetivando-se avaliar o valor nutritivo e as características fermentativas de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) com adição do subproduto do processamento da semente do urucum (SSU). Foram utilizados silos experimentais de tubo de PVC (340 x 100 mm), em delineamento inteiramente casualizado com cinco níveis de adição (0; 5; 10; 15 e 20%) do SSU e quatro repetições. Após 64 dias da ensilagem, os silos foram abertos e foram colhidas amostras para a determinação dos teores de matéria seca (MS), extrato etéreo (EE), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), nitrogênio amoniacal (N-NH3) e valores de pH. Os teores de MS foram elevados com a adição do SSU, com o nível de adição de 18,95% alcançando o teor de 28,00% de MS mínimo indicado para a predominância de fermentação lática. O teor mínimo de PB (6%), necessário para um bom funcionamento ruminal, foi obtido com 4,04% de adição do SSU. Os teores de FDN e FDA reduziram em 0,64 e 0,81 unidades percentuais, respectivamente, para cada 1% de adição do SSU. Todas as silagens apresentaram teores de N-NH3 abaixo de 12% e valores de pH abaixo do limite máximo (4,2), favorecendo a ocorrência de um bom processo fermentativo. Conclui-se que a adição do SSU promove adequada fermentação e melhoria nas características químicas das silagens de capim-elefante, não havendo nenhuma restrição à sua inclusão até o nível de 20% da matéria natural, como avaliado neste experimento.
Thesagro: Ensilagem
Pennisetum purpureum
Capim elefante
Fermentação
Proteína bruta
Subproduto
Alimento alternativo
Ph
Urucum.
NAL Thesaurus: Animal feeding
Animal nutrition
Byproducts
Fermentation
Data Created: 2010-06-22
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APIComposicaobromatologicaecaracteristicasfermentativasdesilagensde.pdf37,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace