Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/856274
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: ESTEVES, M. B.
Additional Information: MARCELA BRAVO ESTEVES, SCT.
Title: Um estudo sobre a equivalência conceitual entre termos do português do Brasil e do inglês: aspectos lexicais e semânticos.
Publisher: 2010.
Pages: 101 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Linguística) - Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Keywords: Ciências Agrárias
Sistema linguístico
Description: O objetivo deste trabalho é comparar a equivalência conceitual e formal de termos de ciências agrárias entre dois sistemas linguísticos, o do inglês e do português do Brasil. A questão que resume o estudo é "como estão sendo traduzidos do inglês para o português os termos técnicos e científicos?" É um estudo exploratório fundamentado na perspectiva funcionalista da teoria linguística, que prevê a observação dos fatos da língua no uso. Por isso, os termos são considerados em seu contexto de ocorrência e foram recolhidos de um periódico de divulgação científica, a revista Pesquisa Agropecuária Brasileira - PAB, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, em duas etapas: na primeira, os termos foram anotados ao longo dos anos na função de revisora de texto da PAB, vindo a compor um dossiê terminológico, na segunda, os termosforam recolhidos no site da revista na internet. A metodologia adotada para a análise dos dados que constituem o corpus segue o modelo de Faulstich (2002), em sua teoria da variação terminológica, com adaptações aos propósitos deste estudo. Na análise dos dados e discussão, observamos processos harmônicos e inadequados de algumas formas ao sistema linguístico da língua portuguesa, que é diferente daquele da língua inglesa.
Thesagro: Terminologia
Data Created: 2010-06-29
Appears in Collections:Tese/dissertação (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcelaVersaoFinal.pdf768,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace