Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/856874
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2004
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: HAVERROTH, M.
Additional Information: MOACIR HAVERROTH, CPAF-AC.
Title: O contexto cultural das doenças diarréicas entre os Wari', Estado de Rondônia, Brasil: interfaces entre antropologia e saúde pública.
Publisher: 2004.
Pages: 331 f.
Language: pt_BR
Notes: Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Orientador: Carlos Everaldo Álvares Coimbra Júnior.
Keywords: Saúde indígena
Mortalidade infantil
Oro Wari'
Terra indígena Igarapé Lage
Aldeia Lage Novo
Aldeia Linha Dez
Guajará-Mirim (RO)
Description: A pesquisa trata sobre saúde, doença e cura entre os Wari , família lingüística Txapakura, município de Guajará-Mirim, Rondônia, abordando as opções de recursos em saúde, enfocando as doenças diarréicas (...) A pesquisa de campo foi feita nas aldeias Lage Novo e Linha Dez, na Terra Indígena Igarapé Lage, entre novembro de 2002 e maio de 2003. (...) Inicia com a revisão bibliográfica sobre a antropologia e o campo da saúde, de forma geral, e as doenças diarréicas. Segue o modelo teórico 2ºo qual as atividades relacionadas à saúde devem ser estudadas como respostas socialmente organizadas às doenças e constituem um sistema cultural especial: o sistema de cuidados em saúde. Faz-se uma descrição geral sobre o grupo, a história regional e as Terras Indígenas atuais. O 3º capítulo discute os setores de saúde disponíveis aos Wari , (... ) Os setores de saúde identificados entre os Wari são: profissional (...) o setor folk (centralizado na figura, ora reminiscente, do xamã, ko tükü nenim) e o setor informal (...) Na categorização das doenças pelos Wari e apresentação da etnoclassificação das doenças diarréicas, identifica-se uma categoria geral (honko ), 4 categorias paralelas no mesmo nível taxonômico e 6 categorias subordinadas, caracterizando a nosologia dessas doenças ao longo de seu processo. No 4 º capítulo são (...) discutidos os atendimentos realizados nos Postos de Saúde das aldeias, na Casa de Saúde do Índio de Guajará-Mirim e hospitais da região. A faixa etária mais acometida são os menores de 5 anos de idade em todos os níveis de atendimento (...) Segue com as modalidades terapêuticas do setor informal e os comportamentos de busca por tratamento a partir do domicílio. Verificou-se o conhecimento de algumas terapias baseadas em plantas medicinais e méis da floresta, mas, na prática, destaca-se o uso de plantas medicinais antidiarréicas domésticas, a maioria introduzida após o contato (...) O conhecimento sobre TRO é (...) limitado entre as mães e seu uso depende da indicação e preparação pelos Agentes de Saúde. A disponibilidade de SRO no Posto de Saúde é deficiente. A resolutividade do atendimento primário e secundário de saúde em relação às doenças diarréicas é limitada (...) A decisão por busca de recursos (...)é determinada, principalmente, por alguns sinais/sintomas, como sangue nas fezes, vômito, muco nas fezes. A febre também é determinante nessa busca. Entretanto, o tipo mais comum é caracterizado por fezes liquefeitas (honko ak kom na).
Thesagro: Diarréia
Data Created: 2010-07-06
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23472.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace