Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/857004
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, V. M. A.
CAMPANHA, M. M.
MEDEIROS, H. R. de
SILVA, G. J. G. M.
Additional Information: V. M. A. Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Mônica Matoso Campanha, Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC); Henrique Rocha de Medeiros, FUNCAP/CNPq Faculdade de Tecnologia Centec; Gustavo Jorge Gonçalves Menezes Silva.
Title: Análise florística e estrutural do estrato arbóreo-arbustivo de um sistema agroflorestal na caatinga, em Sobral, CE.
Publisher: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentados. Brasília, DF: Embrapa, 2009. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema agroflorestal
Sistema agrossilvipastoril
Código florestal
Composição florística
Brasil
Ceará
Semiárido
Agroforestry systems
Agrosilvopastoral systems
Browse plants.
Description: A Caatinga, que ocupa mais de 10% do território nacional, é o bioma semi-árido mais rico do mundo em biodiversidade. Entretanto, desmatamentos e queimadas praticados pela agropecuária tradicional vem provocando alterações neste ecossistema. Como alternativa, a Embrapa Caprinos desenvolveu um sistema agroflorestal (SAF) voltado para o semi-árido. O objetivo deste trabalho foi avaliar a preservação da flora nativa em um SAF implantado em Sobral/CE. O estudo foi conduzido em 2008, em 1,6 ha de área destinada ao plantio agrícola no SAF. Foram calculadas a densidade, a frequência e a dominância relativas, índice de valor de importância, Índice de diversidade de Shannon (H?) e a Equabilidade (J.). Foram encontrados 24 indivíduos, distribuídos em quatro famílias e seis espécies. Boraginaceae foi a família que apresentou o maior número de indivíduos. Fabaceae foi a família com o maior número de espécies. A espécie que apresentou o maior valor de importância foi Auxemma oncocalyx, apresentando também a maior dominância (72,4%) e densidade (62,5%). Para freqüência relativa, as espécies A. oncocalyx e Caesalpinia gardeniariana apresentaram os mesmos valores (30,8%). O índice de diversidade de Shannon foi de 1,20 e a Equabilidade igual 0,44. Os resultados apontam que a diversidade encontrada no sistema agroflorestal permite preservar árvores nativas da Caatinga ao mesmo tempo em que produz a cultura agrícola para o sertanejo, sem a necessidade de desmatamento.
Thesagro: Biodiversidade
Caatinga
Pastagem nativa
Conservação
Espécie nativa
Árvore forrageira
NAL Thesaurus: Brazil
Semiarid soils.
Data Created: 2010-07-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAnalisefloristica.pdf74.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace