Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859024
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CUNHA, E. de Q.
STONE, L. F.
FERREIRA, E. P. B.
DIDONET, A. D.
MOREIRA, J. A. A.
Additional Information: EURÂIMI DE Q. CUNHA, UFG; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; AGOSTINHO DIRCEU DIDONET, CNPAF; JOSE ALOISIO ALVES MOREIRA, CNPAF.
Title: Correlações entre atributos do solo e coeficientes da curva de retenção de água.
Publisher: In: CONGRESO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE DE INGENIERÍA AGRICOLA, 9.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 39., 2010, Vitória. A engenharia agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Vitória: SBEA, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Densidade do solo
Macroporosidade
Description: A curva de retenção da água do solo (CRAS) pode ser afetada por alterações na densidade do solo (Ds) e no teor de matéria orgânica (M.O.) que ocorrem devido a mudanças nas práticas de manejo. Este trabalho objetivou avaliar as relações entre Ds, macroporosidade (Mp), M.O. e coeficientes da CRAS de um Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de preparo e culturas de cobertura. Em 2007, foram realizadas amostragens de solo nas parcelas de quatro experimentos implantados em 2003, nas profundidades de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m, com quatro repetições, para determinação de Ds, Mp, M.O. e CRAS. Os sistemas de preparo (semeadura direta e convencional) e as sucessões de culturas (milho e feijão sucedendo crotalária, guandu, mucuna-preta, sorgo e pousio) causaram alterações em M.O. e na estrutura do solo, afetando o seu comportamento hídrico. A umidade na saturação e o parâmetro a foram afetados negativamente pela Ds e positivamente pela Mp e M.O. O parâmetro n apresentou correlação negativa com Ds e positiva com Mp. A umidade residual à base de massa não se correlacionou com nenhum dos atributos do solo considerados, entretanto, à base de volume, apresentou correlação positiva com Ds e negativa com Mp e M.O.
Thesagro: Solo
Matéria orgânica
Retenção de água no solo
Data Created: 2010-08-02
ISBN: 978-85-89274-18-0
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC00891.pdf292,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace