Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859049
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MASCARENHAS, M. H. T.
LARA, J. F. R.
KARAM, D.
FERREIRA, P. C.
ARAUJO, S. G. A.
FREIRE, F. M.
VIANA, M. C. V.
PEDROSA, M. W.
Additional Information: MARIA HELENA TABIM MASCARENHAS, EPAMIG; JOSE FRANCISCO RABELO LARA, EPAMIG; DECIO KARAM, CNPMS; EPAMIG; EPAMIG; FRANCISCO FREIRE MOREL, EPAMIG; MARIA CELUTA MACHADO VIANA, EPAMIG; MARINALVA WOODS PEDROSA, EPAMIG.
Title: Seletividade de herbicidas pré e pós-emergentes para o pinhão-manso.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 27., 2010, Ribeirão Preto. Responsabilidade social e ambiental no manejo de plantas daninhas: [anais]. Ribeirão Preto: SBCPD, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Biomassa seca
Oleaginosas.
Description: O experimento foi instalado em Prudente de Morais, MG, em 2009, com o objetivo de avaliar a seletividade de herbicidas aplicados em pré e pós-emergência para a cultura do pinhão manso. ° trabalho foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento em blocos ao acaso com 11 tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram constituídos por dez herbicidas, sendo quatro pré-emergentes e seis pós-emergentes e uma testemunha que recebeu apenas água no dia da aplicação dos produtos. Os tratamentos, com as doses em 9 ha-1 de La., foram: s-metolachlor (3.100 g), metribuzin (840 g), oxyfluorfen (1.200 g), trifluralin (2.250 g), bentazon (1.350 g), clethodim (102 g), fenoxaprop-p-ethyl (130,42 g), fluazifop-p-butyl (210 g), sethoxydim (253 g) e tepraloxidim (93,5 g). Os herbicidas foram aplicados utilizando-se um pulverizador pressurizado a CO2, equipado com bico tipo leque Magno 110.03, pressão de 2,75 kgf cm-2, com consumo de calda de 210 L ha-1. Foram avaliados os efeitos fitotóxicos do produto, altura das plantas, diâmetro do caule, número de folhas e a biomassa seca da parte aérea e raizes das plantas colhidas aos 50 dias após a aplicação dos produtos. Os herbicidas que apresentaram maior toxicidade às plantas de pinhão manso foram o metribuzin e o bentazon, comprometendo o desenvolvimento da cultura. Os herbicidas s-metolachlor, oxyfluorfen, trifluralin, fenoxaprop-p-ethyl, fluazifop-p-butyl, sethoxydim e tepraloxidim mostraram-se seletivos e foram selecionados para estudos posteriores que contemplem a produção de frutos de pinhão-manso. Esses produtos poderão vir a ser utilizados em um programa de manejo integrado de plantas daninhas em pinhão-manso, pois não existem no Brasil herbicidas seletivos recomendados e disponíveis para essa cultura.
Thesagro: Fitotoxicidade
Jatropha Curcas.
NAL Thesaurus: biodiesel.
Data Created: 2010-08-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Seletividadeherbicidas.pdf194,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace