Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/859588
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Ago-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ROCHA, A. M. M. R.
ROCHA, E. M. de M.
REIS, E. M.
ALVES, A. A.
BEZERRA, M. R.
Informaçães Adicionais: ADÁLIA MARIA MONTEIRO RODRIGUES ROCHA; ELDER MANOEL DE MOURA ROCHA, CPATSA; ELIAS MOURA REIS, CPATSA; ANDREA AMARAL ALVES, CPATSA; MARTA RODRIGUES BEZERRA.
Título: Diagnóstico socioeconômico do Projeto Arranjo Produtivo da Caprinocultura na Comunidade Santiago do município de Bela Vista do Piauí.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8, 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais; anais. São Luís: UEMA: Embrapa, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Arranjo produtivo.
Conteúdo: A comunidade de Santiago pertence ao município de Bela Vista do Piauí, localizado na microrregião do Alto Médio Canindé, compreendendo uma área de 372 km2. Em Santiago a agricultura se baseia na pequena produção agrícola de subsistência. A caprinocultura em municípios do Piauí desempenha importante função socioeconômica e geradora de renda (comercialização de animais, carne e peles) para as populações de baixa renda. O objetivo deste trabalho é conhecer as potencialidades agropecuárias dessa comunidade para que se possa desenvolver ações voltadas para o incremento da caprinocultura local, mediante o uso de técnicas de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário mais indicado, e que possibilite agregar valor a essa cadeia produtiva, gerando emprego e renda. O diagnóstico foi realizado em 2008, época do inicio do projeto. A coleta de dados foi dividida em duas etapas: num primeiro momento se fez o levantamento de dados secundários da área, obtidos por meio de revisão bibliográfica, consulta e análise de documentos com os agricultores. Foram aplicados questionários com os produtores. Os resultados mostram que em Santiago os 18 produtores rurais envolvidos no projeto têm origem na própria região ou município de Bela Vista do Piauí, sendo 13 proprietários do imóvel, quatro comodatários e um posseiro. Dentre os produtores, somente um não residente na propriedade. Eles possuem em media 69 ha de área, sendo a caprinocultura, apicultura e ovinocultura as principais fontes de renda. O manejo alimentar, reprodutivo e sanitário dos animais é precário, necessitando de ajustes. A mandiocultura, principal atividade agrícola, é usada como reserva alimentar no período seco. A produção de mel é também fonte de renda. Conclui-se que Santiago apresenta potencialidade para incremento do arranjo produtivo da caprinocultura, sugerindo ajustes no manejo alimentar, reprodutivo e sanitário dos animais pelo uso de técnicas agropecuárias modernas e já disponíveis para esse segmento agrícola.
Thesagro: Caprino
Produção animal
Agricultura Familiar
Cadeia Produtiva
Caprinocultura
Transferência de Tecnologia.
NAL Thesaurus: Animal production
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elder.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace