Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/860774
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 24-Ago-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PEREIRA, S. A.
OLIVEIRA, G. C. de
SEVERIANO, E. da C.
BALBINO, L. C.
OLIVEIRA, J. P. de.
Informaçães Adicionais: SILVANO ALVES PEREIRA, INCRA; GERALDO CÉSAR DE OLIVEIRA, UFLA; EDUARDO DA COSTA SEVERIANO, INSTITUTO FEDERAL GOIANO, RIO VERDE; LUIZ CARLOS BALBINO, SNT-GG; JAISON PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF.
Título: Análise de componentes principais dos atributos físicos de um Latossolo Vermelho Distrófico típico sob pastagem e mata.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Global Science and Technology, Rio Verde, v. 3, n. 2, p. 87-97, maio/ago. 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Degradação de pastagem
Conteúdo: Foi caracterizado um Latossolo Vermelho distrófico típico sob dois sistemas de pastejo e comparado a outro sob vegetação nativa. Foram avaliados dois piquetes, sendo o primeiro sob sistema de pastejo contínuo e o segundo sob pastejo rotacionado, nas posições touceira e entre as touceiras. No primeiro, com a forrageira Cynodon dactilum cv. Tifton 85, foram retiradas 36 amostras. No segundo, com Panicum maximum cv. Tanzânia, foram retiradas 72 amostras (36 na posição touceira e 36 entre as touceiras). Outras 36 amostras foram retiradas do solo sob mata. Utilizou-se uma malha regular de 5 x 20 m para coletá-las nas profundidades de 0-2, 2-7 e 30-35 cm. Foi avaliada a disponibilidade de água; a porosidade do solo e a dispersão e agregação do solo. Foi utilizada a análise de componentes principais. A implantação de pastagens na área estudada provocou alterações nos atributos físicos do solo, principalmente na camada superficial. A análise de componentes principais possibilitou a visualização conjunta dos atributos do solo, sendo aqueles relacionados à porosidade os que mais sofreram variação nos sistemas de uso e manejo. No segundo piquete houve uma tendência de melhor qualidade estrutural na profundidade de 0-2 cm em relação aos demais ambientes sob pastagem.
Thesagro: Pastejo rotativo
Deterioração do solo
Física do solo
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25712232PB1.pdf92,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace