Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861686
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Set-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARDOSO, M. J.
MELO, F. de B.
Informaçães Adicionais: MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; FRANCISCO DE BRITO MELO, CPAMN.
Título: Produtividades de grãos secos e componentes de rendimento de cultivares comercial de feijão-caupi sob irrigação.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Eficiência de uso da água.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o comportamento produtivo de grãos secos de cultivares comercial de feijão-caupi, no município de Teresina, PI. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com quatro repetições sob regime de irrigado, no período de setembro a novembro de 2009, no município de Teresina, PI. Os tratamentos constaram de oito cultivares comerciais de feijão-caupi BRS Itaim, BRS Guaribas, BRS Tumucumaque, BRS Cauamé, BRS Potengi, BR 17 Gurguéia, BRS Juruá e BRS Aracê. As maiores produtividade de grãos secos foram observadas nas cultivares BRS Itaim (2.089 kg ha-1), BRS Aracê (2.067 kg ha-1), BRS Cauamé (2.052 kg ha-1) e BR Gurguéia (1.986 kg ha-1 ) com eficiência de uso da água de 5,77 kg ha-1 mm-1; 5,71 kg ha-1 mm-1; 5,67 kg ha-1 mm-1 e 5,24 kg ha-1 mm-1, respectivamente . A menor produtividade,em valor absoluto, de grãos secos (1.396 kg ha-1) foi verificada na cultivar BRS Juruá que não diferiu (P>0,05) das cultivares BRS Guaribas, BRS Tumucumaque e BRS Potengi. No geral as diferenças nas produtividades de grãos entre as cultivares são atribuídas aos componentes de rendimento número de vagens por área e ao número de grãos por área.
Thesagro: Melhoramento
Variedade
Vigna Unguiculata.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milton234.pdf65,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace