Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863062
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Set-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, A. P. da
BABUJIA, L.
MATSUMOTO, L. S.
SOUZA, R. C. de
DALL'AGNOL, R. F.
FRANCHINI, J. C.
HUNGRIA, M.
Informaçães Adicionais: ADRIANA PEREIRA DA SILVA, UEL - Doutoranda; LETÍCIA BABUJIA, UEM - Doutoranda; LEOPOLDO SUSSUMU MATSUMOTO, UENP, Bandeirantes, PR.; RENATA CAROLINI DE SOUZA, UEL - Mestranda; REBECA FUZINATTO DALL'AGNOL, FUNAPE; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Título: Biomassa microbiana na identificação de alterações decorrentes do uso agrícola.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa: SBCS, 2010. 4 p. Trab. 607. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Modificações no ambiente do solo decorrentes de práticas agrícolas podem ter efeitos sobre as propriedades microbiológicas do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana, pelo método de fumigação-extração e correlacionar os parâmetros microbianos com o rendimento de grãos de soja e milho. A biomassa microbiana foi analisada na camada de 0- 10 cm em dois experimentos de longa duração. Experimento 1: constituído de (1) plantio direto (PD), (2) plantio convencional (PC), (3) preparo com escarificador (Es) e (4) preparo com grade pesada (GP) com sucessão soja (verão)/ trigo (inverno). Experimento 2: constituído de PC e dois sistemas de PD com diferentes épocas de instalação, sob dois sistemas de rotação de culturas (R) e um de sucessão (S) incluindo culturas de grãos (soja, milho safrinha e trigo) e de cobertura e adubação verde (tremoço e aveia preta). Diferenças nos parâmetros microbianos em função da rotação ou sucessão de culturas não foram facilmente observadas, devido à complexa combinação de espécies de plantas e ao tempo de instalação do experimento. Contudo, valores superiores de CBM e NBM foram encontrados no PD, em comparação com o PC, sendo associados com os maiores rendimentos de grãos. Os resultados mostram que o CBM e, em particular o NBM são indicadores sensíveis dos efeitos do manejo do solo.
Thesagro: Microbiologia do solo
NAL Thesaurus: Soil biology
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id31281.pdf69,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace