Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863442
Title: Distribuição geográfica das unidades de referência do programa de transferência de tecnologia para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
Authors: HOTT, M. C.
MARTINS, C. E.
LIMA, V. M. B.
FURTADO, T. B.
BALBINO, L. C.
Affiliation: MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; VICTOR MUINOS BARROSO LIMA, CNPGL; THIAGO BELLOTI FURTADO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; LUIZ CARLOS BALBINO, DTT.
Date Issued: 2010
Citation: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO LEITE, 8.; SIMPÓSIO SOBRE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA DE LEITE NO BRASIL, 10.; WORKSHOP SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O AGRONEGÓCIO DO LEITE, 8.; WORKSHOP DE QUALIDADE DO LEITE, 2., 2010, Juiz de Fora. Fórum das Américas: leite e derivados: anais. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2010.
Description: O projeto de transferência de tecnologia para sistemas que integram lavoura, pecuária e floresta foi distribuído ao longo do território nacional objetivando inserir Unidades de Referência Tecnológica (URT ́s) para avaliar o desempenho da interação entre atividades agropecuárias diferenciadas e criar bases para a transmissão de conhecimento. Com o intuito de promover a renovação e proteção dos recursos naturais, otimizando a renda do produtor e promovendo a sustentabilidade da propriedade, o sistema de integração-lavoura-pecuária-floresta (iLPF) incrementa os resultados em produção através da potencialização do uso do solo, permitindo a diversificação de culturas, apropriadas para cada região do país. No contexto da transferência de tecnologia e inserção das URT's, a visualização de sua distribuição espacial possibilita o melhor gerenciamento das ações do programa no sentido de preencher lacunas em regiões onde, devido a deficiências sócio-econômicas, esse sistema se torna mais importante ainda. As URT’s se concentram na Região Sul, além de se observar um número expressivo nos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Em termos de características fisiográficas e sócio-econômicas, as URT’s estão em maior quantidade no domínio do bioma Mata Atlântica, onde existe uma grande pressão sobre os recursos naturais, possibilitando um ganho evidente com sistema iLPF.
Thesagro: Mapa
Keywords: Integração lavoura-pecuária-floresta
Distribuição espacial
Mapas
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Distribuicao-geografica-das-unidades-de-referencia.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace