Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/864110
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 13-Out-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FASIABEN, M. do C. R.
PERES, F. C.
ROMEIRO, A. R.
MAIA, A. G.
Informaçães Adicionais: MARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA; FERNANDO CURI PERES, ESALQ/USP; ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO, UNICAMP; ALEXANDRE GORI MAIA, UNICAMP.
Título: Impacto econômico da reserva legal florestal sobre diferentes tipos de unidades de produção agropecuária.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Fortaleza: Itarget Tecnologia da Informação, 2010.
Páginas: p. 1-27.
Idioma: pt_BR
Notas: Sober 2010.
Palavras-chave: Reserva legal florestal
Impacto econômico
Código Florestal
Restauração Florestal
Tipologia de Produtores
Conteúdo: Este trabalho propõe-se a avaliar o impacto econômico da reserva legal sobre a margem bruta de diferentes tipos de unidades de produção agropecuária (UPA) da Microbacia do Rio Oriçanga ? São Paulo. A partir de uma tipologia das UPAs elaborada para a região, escolheram-se dois tipos para detalhamento do estudo: os Pequenos Produtores de baixa tecnologia e os Citricultores. Procedeu-se à modelagem da estrutura produtiva dos dois tipos selecionados, através do método de programação recursiva, abarcando o período de 2002/2003 a 2008/2009. Os sistemas atuais dos dois tipos de UPAs foram confrontados a dois cenários de compensação do déficit de reserva legal: i) através da realocação de áreas produtivas no interior da própria unidade, procedendo-se à recuperação da vegetação natural nestas áreas através do plantio de espécies nativas, com vistas ao manejo sustentável para exploração de madeira; ii) deixando que na área se desse o crescimento da vegetação espontânea, sem nenhum tipo de manejo ou exploração. Os resultados evidenciam a importância de políticas que permitam uma distribuição mais equitativa dos custos da conservação ambiental entre toda a sociedade, bem como a importância de ajustes locacionais das reservas legais, na busca de um melhor equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o custo de oportunidade das terras.
NAL Thesaurus: Legal Forested Reserve
Forest Code
Forest Restoration
Economic Evaluation
Farmer?s Typology
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
458.pdf327,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace