Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865083
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANTUNES, J. F. G.
ESQUERDO, J. C. D. M.
LAMPARELLI, R. A. C.
Additional Information: JOAO FRANCISCO GONCALVES ANTUNES, CNPTIA; JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA; RUBENS AUGUSTO CAMARGO LAMPARELLI, CEPAGRI/UNICAMP.
Title: Monitoramento da dinâmica da vegetação do Pantanal utilizando a transformada de Wavelet em séries temporais de produtos MODIS.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres, MT. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: INPE, 2010.
Pages: p. 447-457.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2010.
Keywords: Dinâmica da vegetação do Pantanal
Processamento de imagens
Séries temporais
Detecção da fenologia
Image processing
Phenology detection
Time series.
Description: Embora seja um dos ecossistemas mais conservados do Brasil, o Pantanal está sujeito a problemas como o fogo, desmatamentos e alterações dos ciclos de cheia e seca. O monitoramento de toda a extensão do Pantanal é fundamental para a detecção de problemas relacionados a alterações do uso e da cobertura do solo, assim como inferir sobre o nível das cheias que ocorrem na planície. O objetivo deste trabalho foi realizar o monitoramento de quatro áreas com diferentes coberturas vegetais no Pantanal, utilizando a Transformada de Wavelet aplicada à série temporal de produtos MODIS, do ano de 2005 a 2009, para analisar a dinâmica da fenologia da vegetação. Os resultados mostraram que a Transformada de Wavelet Coifet, de ordem 4 com potência de 90%, conseguiu remover os ruídos de alta frequência e destacar as mudanças de fenologia da vegetação com mais precisão, propiciando uma melhor análise das tendências interanuais de variabilidade do EVI (Enhanced Vegetation Index). As alterações do padrão temporal do EVI podem indicar mudanças da vegetação, sejam por conta da sazonalidade da precipitação, desmatamentos e queimadas, sejam por outras causas naturais ou antrópicas.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Remote sensing.
Data Created: 2010-10-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p330.pdf3,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace