Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865094
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. M. da
SILVA, J. dos S. V. da
FERRARI, D. L.
LAMPARELLI, R. A. C.
Additional Information: ARIADINY MONTEIRO DA SILVA, FEAGRI/UNICAMP; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; DIEGO LUIS FERRARI, FEAGRI/UNICAMP; RUBENS AUGUSTO CAMARGO LAMPARELLI, CEPAGRI, FEAGRI/UNICAMP.
Title: Vegetação natural e área antrópica em Mato Grosso do Sul até o ano de 2002.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010, Cáceres, MT. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: INPE, 2010.
Pages: p. 391-400.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2010.
Keywords: Planejamento ambiental
Projeto GeoMS
Landsat ETM+
Sisla
Environmental planning.
Description: O Estado do Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro-oeste do país e sua economia é baseada na pecuária de corte. Ele abrange três importantes biomas brasileiros: Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal e as bacias hidrográfcas dos rios Paraguai e Paraná. Portanto, o uso de informações sobre o uso da terra e remanescentes da vegetação é importante para embasar a formulação de políticas públicas pelos órgãos governamentais. Nesse sentido, este trabalho objetiva mostrar os principais tipos de uso da terra e de vegetação natural do Estado para o ano de 2002. Com o uso do SIG Spring e mapas existentes, foi elaborado o mapa da cobertura vegetal e uso da terra para Mato Grosso do Sul em 2002. Verifca-se que em mais da metade do Estado a vegetação natural já foi substituída por pastagem, agricultura ou reforestamento. Os biomas Cerrado e Mata Atlântica foram os que mais perderam suas áreas naturais, enquanto o Pantanal é o mais intacto, com aproximadamente 90% de sua área conservada. Em função disso a bacia do rio Paraguai é bem mais conservada que a bacia do Paraná, pois esta possui em torno de 67% de sua área desmatada. Diante desse quadro medidas urgentes para inibição do desmatamento no Estado devem ser implementadas, a fm de minimizar as perdas ambientais e buscar o desenvolvimento sustentável.
Thesagro: Biodiversidade
Cobertura Vegetal.
NAL Thesaurus: Biodiversity
Land cover.
Data Created: 2010-10-25
ISBN: 978-85-60424-05-4
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p296.pdf6,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace