Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865618
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Out-2010
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, P. H. T.
SOUZA, G. B. de
NOGUEIRA, A. R. de A.
Informaçães Adicionais: PATRÍCIA HELENA TONIOLO DA SILVA, UFSCar/SÃO CARLOS, SP.; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Título: Sal mineral para gado de leite candidato a material de referência: definição das condições de digestão das amostras.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 2., 2010, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária: Embrapa Pecuária Sudeste, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sal mineral
Digestão de amostra.
Conteúdo: Diariamente, analistas e profissionais das mais diversas áreas geram uma quantidade expressiva de dados para os mais diversos fins. A confiabilidade destes dados é uma tarefa de extrema importância, uma vez que é a partir deles que decisões serão tomadas, afetando direta ou indiretamente a saúde e o bem estar da população mundial. Neste contexto, o uso de materiais de referência certificados (CRMs) é importante quando se pretende assegurar resultados confiáveis e rastreáveis à fonte. O Grupo de Análise Instrumental Aplicada, que envolve participantes da Embrapa Pecuária Sudeste e da Universidade Federal de São Carlos, participa de ações de pesquisa que envolvem a organização de ensaios de proficiência e a produção de materiais de referência, para os quais diferentes otimizações são necessárias. Neste contexto, neste trabalho foi realizado um estudo sobre os possíveis procedimentos de digestão para uma amostra candidata a material de referência para mistura mineral para gado de leite. Foram estudadas diferentes misturas digestoras empregando como fonte de energia forno de micro-ondas com cavidade e bloco digestor. A avaliação dos resultados foi feita a partir da determinação dos seguintes analitos: zinco, cobre, magnésio, cálcio, ferro e manganês, por espectrofotometria de absorção atômica com chama, fósforo, por espectrofotometria e sódio e potássio, por fotometria de chama. Em nenhuma das condições houve a digestão completa da amostra, restando sempre um precipitado, provavelmente proveniente de silicatos insolúveis. Após as determinações, foi feita uma análise de componentes principais e os resultados indicaram a não existência de diferenças significativas a nível de 95% para os analitos estudados. Desta forma, pode-se concluir que é possível fazer o preparo desta amostra com a utilização de soluções de ácido nítrico diluída, oferecendo uma maior segurança para o analista. A utilização do forno de micro-ondas apresenta-se especialmente aplicável quando da necessidade de determinação de elementos voláteis, tais como cádmio, chumbo e arsênio.
Thesagro: Gado Leiteiro.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIGBS2010.00149.pdf11,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace