Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865671
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, T. G. E. R. da
SANTOS, P. M.
GODOY, R.
Additional Information: THAÍS GALHARDO E. R. DA SILVA, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; RODOLFO GODOY, CPPSE.
Title: Seleção de genótipos de feijão guandu (Cajanus cajan) resistentes a Macrophomina phaseolina.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 2., 2010, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária: Embrapa Pecuária Sudeste, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Genótipos
Feijão guandu.
Description: O cancro da haste, causado pelo fungo , pode causar sérios danos ao feijão guandu ( ), por provocar murcha, amarelecimento e até a morte das plantas. Segundo Kimati e Bergamin Filho (1995) a utilização de cultivares resistentes constitui uma das mais importantes medidas a serem preconizadas no manejo das doenças, por ser econômica, de fácil utilização pelo produtor, além de ser compatível com outros métodos de controle. Com isso, o objetivo do trabalho foi selecionar genótipos de feijão guandu resistentes à . Foram avaliados oito genótipos provenientes do Banco de Germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste e duas cultivares Fava Larga e Mandarim, inoculados artificialmente com o fungo. Para a inoculação, 20 sementes, de cada genótipo ou cultivar avaliada, foram colocadas em placas de Petri que continham três folhas de papel filtro umedecido e um disco de batata-dextrose-ágar, de aproximadamente 1 cm de raio, contendo colônias do patógeno, foi colocado sobre cada semente. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com duas repetições. Para a avaliação da resistência dos genótipos, 7 dias após a inoculação, determinou-se o número de sementes germinadas. Observou-se que a maioria dos genótipos de guandu apresentou comportamento entre resistente e medianamente resistente, para o isolado de testado. O genótipo g9m-97 e a cultivar Mandarim mostraram-se resistentes ao isolado de , com média de 94% de germinação, e, não diferiram estatisticamente dos genótipos g40-95, g142-95, g127-97 e g27-94. Já os genótipos g108-99 e g6-95 e a cultivar Fava larga mostraram-se suscetíveis, com média de 10% de germinação.
Thesagro: Cajanus Cajan
Macrophomina Phaseolina
Seleção.
Data Created: 2010-10-29
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIPMS2010.00151.pdf11,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace