Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865673
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LASSO, P. R. O.
GUANOR, J. R. do
CARDOSO, R. D.
BERNARDI, A. C. de C.
VAZ, C. M. P.
OLIVEIRA, C. R. de
BACCHI, O. O. S.
Additional Information: PAULO ROBERTO O. LASSO, CENA/PIRACICABA; JOSÉ RENATO DO GUANOR, INICEP/SÃO CARLOS, SP; RODRIGO DONIZETI CARDOSO, UNICASTELO/DESCALVADO; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; CARLOS MANOEL PEDRO VAZ, CNPDIA; CAUE RIBEIRO DE OLIVEIRA, CNPDIA; OSNY OLIVEIRA SANTOS BACCHI, CNPQ.
Title: Produção de matéria seca da alfafa com a utilização de resíduos de construção e demolição reciclados (RCD-R) como condicionador de solos.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 2., 2010, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária: Embrapa Pecuária Sudeste, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Resíduos de construção
Demolição recliclado.
Description: Os resíduos de construção civil e demolição (RCD) são graves problemas ambientais, pois representam mais de 50% do resíduo sólido gerado nos médios e grandes centros urbanos, sendo que a maior parte deste resíduo acaba tendo uma disposição final irregular, ocasionando sérios impactos ambientais como: degradação das áreas de manancial e proteção permanente, proliferação de agentes transmissores de doenças, assoreamento de rios e córregos, obstrução dos sistemas de drenagem como piscinões, galerias e sarjetas, ocupação de vias e logradouros públicos com prejuízo a circulação de pessoas e veículos, e degradação da paisagem urbana. Além disso, caso esse material seja disposto em aterros pode reduzir drasticamente a vida útil dos mesmos. Por outro lado, solos arenosos são encontrados em quase todo o território nacional e apresentam algumas características desfavoráveis como a baixa capacidade de retenção de água e grandes perdas de nutrientes por percolação que proporcionam baixas produtividades agrícolas dessas áreas. Este estudo teve o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização do RCD-R classe A como condicionador para melhoria da capacidade de retenção de água do solo, tendo como indicador a produção de matéria seca da alfafa ( cv. Crioula). O material utilizado foi proveniente de materiais cerâmicos (telhas e tijolos - material vermelho ou chamote), e foi produzido pela usina de reciclagem da Prohab no município de São Carlos - SP. O material foi moído e separado por peneiras em duas frações granulométricas: abaixo de 2mm e abaixo de 500μm, denominadas, respectivamente, vermelho grosso (VG) e vermelho fino (VF). Utilizou-se um latossolo vermelho-amarelo textura média para o cultivo da alfafa em vasos, e em casa de vegetação. O delineamento experimento utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 X 4 X 2, com 3 repetições. Os tratamentos constaram dos 2 materiais (VG e VF), com 4 doses de cada material: 0, 10, 20 e 40% e duas freqüências de irrigação: diária e a cada 2 dias. Os resultados da produção de matéria seca de 3 cortes da alfafa mostraram que a adição deste material contribuiu para o aumento da produtividade da alfafa submetida a uma condição de stress hídrico (freqüência de irrigação a cada 2 dias), não tendo efeito significativo numa situação em que não haja stress (freqüência diária). Estes resultados sugerem que o RCD-R vermelho (chamote) pode ser utilizado como condicionador para melhoria da capacidade de retenção de água do solo, em especial, em regiões com ocorrência de chuvas irregulares.
Thesagro: Alfafa
Matéria Seca
Solo.
Data Created: 2010-10-29
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIACCB2010.00147.pdf27,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace