Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865764
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BROCK, I.
RODRIGUES, R. A.
FLOGIO, M. A.
MAGALHÃES, P. M. de
OLIVEIRA, M. C. de S.
ESTEVES, S. N.
CHAGAS, A. C. de S.
Additional Information: INGRID BROCK, INICEP/SÃO CARLOS, SP; RODNEY A. RODRIGUES, PESQ. UNICAMP/CAMPINAS; ANN M. FLOGIO, PESQ. UNICAMP/CAMPINAS; PEDRO M. DE MAGALHÃES, PESQ. UNICAMP/CAMPINAS; MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Title: Avaliação da contagem de ovos por grama de fezes de ovinos infectados com nematóides gastrintestinais e tratados com extratos de Artemisia annua.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 2., 2010, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação Agropecuária: Embrapa Pecuária Sudeste, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Ovinos
Nematóides gastrointestinais.
Description: O uso intensivo de antiparasitários tem contribuído, a nível mundial, para uma situação de resistência dos parasitas a estes. Muitos princípios ativos comercialmente disponíveis frequentemente não possuem a eficácia desejada em várias propriedades que criam pequenos ruminantes. Conforme levantamentos científicos, (Asteraceae) tem diversas aplicações no campo medicinal, pois possui propriedades anti-inflamatória, sedativa, vermífuga, além de uso no controle da malária. Atualmente, os estudos fitoquímicos de extratos vegetais fornecem informações quanto à natureza dos bioativos, o que pode servir de embasamento para elaboração de formulações antiparasitárias. Este trabalho teve como objetivo primordial verificar a eficácia do extrato diclorometano obtido a partir de no controle antiparasitário ( ) de ovinos. Para a execução do presente estudo, utilizou-se 24 ovinos da raça Santa Inês do rebanho da Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos, SP, que foram tratados com antihelmíntico e infectados artificialmente com 4.000 larvas (no 3º estágio de desenvolvimento) de . Os animais foram divididos em 4 grupos de 6 animais para os seguintes tratamentos: controle (água), extrato de bicarbonato de sódio de , extrato diclorometano de (ambos via oral, 2g/kg p.v.) e fosfato de levamisol injetável na dose de 4,7 mg/kg. A média de ovos por grama (OPG) de fezes dos grupos no dia zero foi de: 1.741, 1.733, 1.758 e 1.741, respectivamente. Foram realizadas contagens nos dias 3, 7, 10 e 14. A porcentagem de eficácia dos tratamentos realizados foi calculada usando-se o programa RESO para o OPG de fezes do 14° dia dos grupos tratados em relação ao controle. Os dois extratos foram produzidos no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp. Detectou-se a presença da artemisinina em 0,6% no extrato de bicarbonato e em 11% do extrato diclorometano. Ao final do experimento (dia 14), pôde-se observar uma redução de 94% do OPG para o grupo levamisol em relação ao controle e de 0% para os extratos vegetais. Concluiu-se que os extratos de não se mostraram eficazes, embora o extrato de diclorometano contivesse uma quantidade elevada de artemisinina. Essa substância é considerada ativa no controle dos parasitas causadores da malária, mas não apresentou eficácia sobre o nematóide gastrintestinal , considerado o mais importante na criação de ovinos.
Thesagro: Artemisia Annua
Tratamento.
Data Created: 2010-11-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCISNE2010.00168.pdf12,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace