Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866246
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 8-Nov-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: CUNHA, E. DE Q.
STONE, L. F.
MOREIRA, J. A. A.
FERREIRA, E. P. de B.
DIDONET, A. D.
Informaçães Adicionais: EURÂIMI DE Q. CUNHA, doutorando UFG; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; JOSE ALOISIO ALVES MOREIRA, CNPAF; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; AGOSTINHO DIRCEU DIDONET, CNPAF.
Título: Atributos físicos do solo sob diferentes preparos e coberturas influenciados pela distribuição de poros.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 14, n. 11, p. 1160-1169, nov. 2010.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Com este trabalho se propõe avaliar a influência da distribuição de poros sobre alguns atributos físicos do solo sob semeadura direta (SD) e preparo convencional (PC), cultivado com diferentes culturas de cobertura, no sistema de produção orgânica de feijão e milho. O trabalho foi conduzido em Santo Antônio de Goiás, GO, em Latossolo Vermelho distrófico. Em novembro de 2003 foram instalados quatro experimentos, dois em SD e dois em PC, um em cada manejo com feijão e o outro com milho. Foram comparados em blocos ao acaso com quatro repetições, crotalária, guandu, mucuna-preta, sorgo e pousio. Amostragens de solo das parcelas e de uma mata próxima foram realizadas nas profundidades de 0-0,10 e 0,10-0,20 m, em novembro de 2007, para determinação do teor de matéria orgânica (M.O.) e de atributos físicos do solo. O uso do solo sob vegetação de cerrado para a produção agrícola, independentemente do sistema de cultivo, resultou em redução na porosidade total (Pt), macroporosidade (Mp) e capacidade de aeração do solo (CAS). Os atributos físicos do solo foram afetados favoravelmente pela M.O. As variações em Pt, Mp, CAS e capacidade de água disponível do solo podem ser explicadas pela variação na distribuição do tamanho de poros do solo, principalmente daqueles com 0 > 0,075 mm.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Milho
Zea mays
Plantio direto
Porosidade
Aeração do solo
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1160.pdf274,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace